Cidades

Dia De Doar É Lembrado Na Terça-Feira Com Várias Ações Pelo País

A closeup cropped shot of diverse hands stacked on top of each other

Em 2019, no dia 03 de dezembro, terça-feira, o Brasil inteiro vai se mobilizar pelo Dia de Doar: milhares de organizações estarão preparadas para receber doações, e milhões de brasileiros vão demonstrar seu apoio, doando e tornando pública a doação compartilhando a hashtag #diadedoar nas mídias sociais.
No Brasil o Dia de Doar começou em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 55 países participando oficialmente, e ações sendo realizadas em mais de 190.
Lá fora, o Dia de Doar tem nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”. Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day). Campanhas Comunitárias são iniciativas realizadas como parte do movimento do Dia de Doar, que ampliam o impacto da doação para cidades, comunidades e causas. Ao invés de serem campanhas visando doação para uma organização ou projeto, as Campanhas Comunitárias promovem a doação da comunidade para a própria comunidade, buscando o engajamento local das pessoas.
Campanhas Comunitárias podem ser realizadas em uma cidade, em um bairro, ou até mesmo para uma causa específica. O importante, quando promovendo uma Campanha Comunitária, é que ela não vai estimular a doação para uma única organização ou projeto, e sim para todos os que fazem parte dessa comunidade ou causa.
​Campanhas Comunitárias não são realizadas pela equipe do Dia de Doar, e contam com liderança própria, que pode ser de uma ONG, de uma empresa, da Prefeitura ou até mesmo de um vereador.

Ariane Pio
Da Reportagem Local