Detran.SP Inicia A Emissão Do Licenciamento Veicular 100% Digital

O Regional

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) informou que o Estado de São Paulo inicia a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pela internet. A mudança atende a Deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº180/19, que estabelece a substituição do CRLV em papel pela via eletrônica, chamada de CRLV-e.
Desde dia 08 de maio de 2020, a emissão do licenciamento anual (CRLV) começou no modo digital. Após o pagamento da taxa de licenciamento no sistema bancário, estará disponível o download e a impressão do CRLV diretamente no portal do Detran.SP, no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do governo federal e ainda no portal de serviços do Denatran.
O Licenciamento digital (CRLV-e) também já está disponível e pode ser obtido de forma online e ainda ser salvo ou impresso do site oficial do Detran.SP ou Denatran (Departamento Nacional de Trânsito – (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br) ou pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito – CDT”, disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS. Estarão disponíveis os licenciamentos de 2019 e 2020.
Se você fez o pagamento antes de 08 de maio, verifique aqui se o seu licenciamento já está disponível para impressão e download nesse link: https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/veiculos/fichaservico/Licenciamento/licenciamento%20digital/b3fba327-cd93-44cd-b0ef-4794f9ce068f/# modal.
Para impressão do documento do veículo pode ser feita em casa em uma impressora comum, no papel A4, em tinta preta, em página única.
Para acesso ao aplicativo CDT, o login é feito com os dados do cadastro no portal de serviços do Denatran, informando o CPF e a senha. Usuários novos precisarão se cadastrar, seguindo o passo a passo informado.
Para o CRLV-e ser emitido, o veículo precisa estar com todos os débitos vinculados quitados, além do pagamento em dia do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

Ariane Pio
Da Reportagem Local