Início - Curso De Libras Básico Está Com Inscrições Abertas No IFSP De Catanduva
Cidades

Curso De Libras Básico Está Com Inscrições Abertas No IFSP De Catanduva

Começou ontem (05) as inscrições para curso de libras básico no Instituto Federal De Catanduva com 50 vagas sendo que, 25 são para aulas de terça-feira, 19h30 às 21h30 e 25 vagas para os sábados das 9h às 11h. As inscrições se encerram no dia 20 de fevereiro, o horário de atendimento para as matriculas é das 9h às 16h no prédio do Instituto Federal de Catanduva. O curso tem parceira do Projeto para Surdos de Catanduva e Região.
Além disso, os interessados podem cursar mais um curso gratuito do IFSP. O objetivo do curso é capacitar o aluno a se comunicar por meio da Libras de uma maneira prática e dinâmica, contando com material impresso, vídeos, exercícios e explanações ministradas por professores surdos e ouvintes.
Libras é uma sigla para a Língua Brasileira de Sinais, um sistema codificado que permite com que surdos consigam se comunicar entre si e também com outras pessoas da sociedade. Foi criado a partir de uma combinação entre a língua de sinais autóctone, que é natural da região ou do território em que habita, quanto da língua gestual francesa. Muitas pessoas que não entendem como funciona a Libras acabam acreditando que se trata apenas de uma gesticulação da língua portuguesa, o que não é verdade.
A língua brasileira de sinais (Libras) é a língua de sinaisPB (língua gestualPE) usada por surdos dos centros urbanos brasileiros e legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. É derivada tanto de uma língua de sinais autóctone, que é natural da região ou do território em que habita, quanto da língua gestual francesa; por isso, é semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América. A Libras não é a simples gesticulação da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, como o comprova o fato de que em Portugal usa-se uma língua de sinais diferente, a língua gestual portuguesa.

Ariane Pio
Da Reportagem Local