Início - ‘Corujão Da Saúde’: Projeto Reduz Filas De Espera Na Saúde
Cidades

‘Corujão Da Saúde’: Projeto Reduz Filas De Espera Na Saúde

Os exames são realizados em horários alternativos

Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde o “Corujão da Saúde” integra o programa e Catanduva esta dentro do projeto. A iniciativa tem o objetivo de zerar a demanda reprimida de diagnósticos para exames de imagem em todo o interior paulista. O mutirão beneficia pessoas que estão em fila de espera para atendimento pelo SUS.
Os exames são realizados em horários alternativos, por meio da parceria com instituições privadas que se interessaram em participar do programa, bem como da ampliação da oferta nos serviços da própria rede estadual, formada por hospitais e AMEs – Ambulatórios Médicos de Especialidades.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em maio e junho foram agendados 358 exames na cidade, sendo 14 de mamografia, 13 de endoscopia e 331 de ultrassonografia. Para julho, a previsão é de 14 mamografias, 10 endoscopias e 155 exames de ultrassom, totalizando 179 agendamentos.
No município de Catanduva, pelo serviço privado, a empresa Med Imagem foi credenciada para participar do programa com oferta de ultrassonografia; já pela rede estadual, participam o Hospital Padre Albino, com exames de mamografias, e o AME com os três procedimentos.
O “Corujão” é um compromisso do Governo de São Paulo a fim de melhorar a vida do paciente que utiliza o SUS. O programa teve início em fevereiro nas regiões da Grande São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba. Em abril, foi expandido para as regiões de São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru e Baixada Santista.

Ariane Pio
Da Reportagem Local