Cidades

Confira Dicas de Como Escolher a Melhor Escola Para as Crianças

Pais devem analisar alguns pontos antes de escolherem a instituição (Divulgação)

O ano está para acabar, mas o período de matrículas escolares ainda não. Como esse é um assunto que requer um consenso entre os familiares, e muitos pais ainda não escolheram a escola em que o filho irá estudar em 2019, a coordenadora pedagógica Juliana Christina Rezende de Souza, dá algumas dicas sobre o que levar em consideração antes de definir por completo o futuro educacional dos filhos.
É claro que fatores como localização, preço e espaço são relevantes na hora de matricular a criança, mas há outras informações que também devem ser levadas em consideração como a estrutura física, a proposta pedagógica e os valores que o colégio defende, critérios fundamentais para se ter bons resultados no processo ensino-aprendizagem.
“A escola deve estar alinhada com os princípios da família e trabalhar em conjunto para o desenvolvimento integral da criança, transformando-a em um cidadão consciente, comprometido com o bem-estar coletivo é algo que deve ser considerado ao matricular seu filho”, ressalta Juliana.
De acordo com a especialista, há cinco pontos para serem analisados. O primeiro deles é a composição dos valores. “Avaliar os valores familiares presentes na escola é primordial. O estilo de aprendizagem da criança também é um quesito para se considerar na hora de selecionar uma instituição de ensino”, disse.
Outro ponto importante defendido por Juliana é a metodologia: “entender como é a abordagem pedagógica da escola é fundamental. Conhecer o espaço físico da sala de aula e como é usado, os tipos de avaliações realizadas e quem as elabora são pontos a se considerar. Como é o uso da tecnologia, como é feito o apoio pedagógico e a orientação de estudos também são questões essenciais na hora da visita à instituição”, avalia.
Além da capacitação dos professores e colaboradores da instituição, também é interessante avaliar como acontece o processo de formação continuada da equipe para o desenvolvimento do trabalho pedagógico. “Conferir como é a abordagem para mediação de conflitos também é importante, pois no dia-a-dia podem surgir dúvidas, conflitos e situações que pedem moderação e orientação de todos os agentes do colégio. Por isso é vital saber como esses assuntos são tratados na escola e se isso está alinhado aos valores da sua família”, aconselha a coordenadora.
E acrescenta: “se seu filho precisa passar mais de um período na escola, lembre-se de conhecer as atividades oferecidas no contraturno, como é a organização dos estudos, projetos, entre outros. Aulas especiais e extracurriculares também precisam ser conhecidas, já que são igualmente importantes para a formação da criança”.
Vale ressaltar também que é importante os pais visitarem os colégios em momento de funcionamento das atividades. Esse momento pode ser decisivo para coletar percepções sobre os momentos da vida escolar e pode influenciar, e muito, na hora de efetivar a matrícula.

Da reportagem Local

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

/* ]]> */