Com possível surto de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica campanha de combate ao Aedes aegypti. A ação começa neste domingo (25) e faz parte da Semana Nacional de Combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Atividades para chamar a atenção da população serão desenvolvidas em pontos estratégicos do município. Amanhã (26) haverá uma intervenção educativa no AME, a partir das 7h30. Faz parte da semana também ações educativas nas escolas municipais.
“Formulamos um novo jeito de ensinar a prevenção de forma correta para cada criadouro específico das residências, com a utilização de produtos baratos e que todos têm acesso, como o detergente, a água sanitária e a salmoura”, informa Diego Palmieri, responsável pelas ações educativas.
As equipes da Saúde farão um trabalho educativo direcionado a crianças e adultos e reforçarão a orientação sobre a importância da prevenção e de situações do cotidiano.
“Em mais uma ação voltada à comunidade, recentemente, funcionários da EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Ades aegypti) adesivaram ônibus do transporte coletivo e os terminais urbano e rodoviário. O material traz informações sobre o mosquito que, além de dengue, também transmite o vírus da Zika e a Chikungunya”, informa a saúde.
Ao todo, 384 exames foram realizados em pacientes com suspeita de dengue. Desse total, 117 casos foram confirmados como positivos, de janeiro a novembro e outros 267 exames foras descartados.
“Catanduva terá mais uma edição do Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes. O foco será a união de esforços para um verdadeiro mutirão de limpeza nos prédios e espaços públicos municipais. A ideia é aproveitar a data e exterminar todo tipo de material que possa acumular água e servir de criadouro. Ao mesmo tempo, a iniciativa propõe extensão da atitude aos moradores, reafirmando o papel de cada um na limpeza de casas e quintais”, finaliza o departamento.
Karla Sibro
Da Reportagem Local