Início - Com Possível Surto de Dengue, Saúde Intensifica Campanha de Combate ao Aedes
Cidades

Com Possível Surto de Dengue, Saúde Intensifica Campanha de Combate ao Aedes

AÇÕES educativas serão realizadas em pontos estratégicos do município (EMCAA)

Com possível surto de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica campanha de combate ao Aedes aegypti. A ação começa neste domingo (25) e faz parte da Semana Nacional de Combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Atividades para chamar a atenção da população serão desenvolvidas em pontos estratégicos do município. Amanhã (26) haverá uma intervenção educativa no AME, a partir das 7h30. Faz parte da semana também ações educativas nas escolas municipais.
“Formulamos um novo jeito de ensinar a prevenção de forma correta para cada criadouro específico das residências, com a utilização de produtos baratos e que todos têm acesso, como o detergente, a água sanitária e a salmoura”, informa Diego Palmieri, responsável pelas ações educativas.
As equipes da Saúde farão um trabalho educativo direcionado a crianças e adultos e reforçarão a orientação sobre a importância da prevenção e de situações do cotidiano.
“Em mais uma ação voltada à comunidade, recentemente, funcionários da EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Ades aegypti) adesivaram ônibus do transporte coletivo e os terminais urbano e rodoviário. O material traz informações sobre o mosquito que, além de dengue, também transmite o vírus da Zika e a Chikungunya”, informa a saúde.
Ao todo, 384 exames foram realizados em pacientes com suspeita de dengue. Desse total, 117 casos foram confirmados como positivos, de janeiro a novembro e outros 267 exames foras descartados.
“Catanduva terá mais uma edição do Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes. O foco será a união de esforços para um verdadeiro mutirão de limpeza nos prédios e espaços públicos municipais. A ideia é aproveitar a data e exterminar todo tipo de material que possa acumular água e servir de criadouro. Ao mesmo tempo, a iniciativa propõe extensão da atitude aos moradores, reafirmando o papel de cada um na limpeza de casas e quintais”, finaliza o departamento.

Karla Sibro
Da Reportagem Local