Cidades

Com História Que Começou Com Abrigo, Ariranha Completa 97 Anos

Assine

Com história que começou com abrigo, Ariranha completou 97 anos de história na última quarta-feira (10). Inicialmente chamada de Vila de São João de Ariranha, cidade tem atualmente mais de 9 mil habitantes. Conforme informações que constam no próprio site do município da nossa região, “fundada em 1892, por Januário D Antônio, à margem direita do córrego Ariranha, afluente do Ribeirão da Onça onde havia próxima às terras de Maria da Glória, Maria Bárbara e Maria Maximino a pousada de cavaleiros e tropeiros Três Marias, por representar o meio do longo caminho que percorriam”, consta.
Foi justamente neste local que eles resolveram construir um abrigo para acolher os viajantes e na sequência uma capela de barro e uma cruz de madeira. “Ao redor destes começam a surgir os primeiros casebres, cujos proprietários eram os próprios moradores e também os doadores das terras deste município: o fundador Januário D Antônio, Máxima Beralda de Jesus, Bárbara de Siqueira, Luiz Ricardo de Fonseca, entre outros”, informa o texto da história oficial.
Inicialmente a cidade recebeu o nome de Vila de São João de Ariranha – região antes conhecida como São Bento de Araraquara – por vontade do fundador, para assim invocar a proteção do santo para livrar as plantações de café das fortes geadas de junho, o nome que se resumiu apenas a Ariranha devido a grande quantidade de animais deste mesmo nome que habitavam os rios da região.
“Em 1907, cria-se o distrito de Ariranha e em 10 de abril de 1919, o município de Ariranha com a nomeação, pelo governador, de Júlio Gonçalves para prefeito deste. Já em 1923 acontece a primeira eleição para prefeito, com a vitória de Souza Lima. Quanto à organização judiciária pertence à comarca de Santa Adélia, município vizinho. Ariranha, cidade de poucos habitantes, mas rica e hospitaleira, segue sempre em busca de grandes conquistas em todos as áreas do progresso”, finaliza o texto.

Cíntia Souza
Da Reportagem Local