Início - Com Estoque Quase Zerado, Hemonúcleo Pede Doação de Sangue
Cidades

Com Estoque Quase Zerado, Hemonúcleo Pede Doação de Sangue

Com estoque quase zerado, o Hemonúcleo de Catanduva pede com urgência que população compareça e doe sangue. A preocupação também está relacionada a queda de doadores. Por dia, cerca de 30 pessoas vão até o Hemonúcleo, no entanto, ontem, por exemplo, apenas 10 compareceram. Aos sábados, a estimativa é de 40 doações. No entanto, no último 22 fizeram a coleta.
De acordo com Marcelli Mambeli, encarregada do setor administrativo do Hemonúcleo Catanduva, a ajuda da população é muito importante para não deixar faltar sangue caso algum paciente precise. “Estamos ligando para os doadores de RH negativo cadastrados que já deu o tempo de doar, para ver se conseguimos aumentar o estoque”, informou.
O Hemonúcleo precisa de qualquer tipo sanguíneo, no entanto, os negativos são os que mais estão em falta. “Isso é preocupante porque São José do Rio Preto também está com o estoque baixo e vai ser muito difícil nos ajudar caso a gente precise”.
Outra preocupação se refere ao período mais frio. Com a mudança de temperatura, surgem muitos resfriados e também há queda na doação. O recém feriado prolongado também colaborou para a diminuição de apoiadores.
Mas não são apenas os já cadastrados que podem ajudar o Hemonúcleo. Novos cadastros sempre são aceitos. Mas alguns requisitos devem ser respeitados. É preciso evitar no dia anterior alimentos gordurosos, como lanches pizzas, churrasco e chocolate. Bebida alcoolica também impede a doação.
Pode doar quem pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

SERVIÇO
O Hemonúcleo atende de quarta a domingo, das 7h às 13 horas, inclusive nos feriados. A unidade fica localizada na Rua 13 de Maio, 974, no centro de Catanduva. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone: (17) 3522-7722.

Karla Konda
Da Reportagem Local

https://oregional.com.br/wp-content/uploads/2018/05/04MAI_KONDA_HEMONUCLEO.mp3?_=1