Cidades

Clientes da Energisa Aderem ao Projeto Conta Cidadã em Catanduva

A Energisa firmou parceria com a Recicla Ação e com a J.S. Sucatas
Da Reportagem Local
A Energisa inaugurou em Catanduva, no dia 19/01, na Praça Roosevelt, o primeiro posto de coleta do Projeto Conta Cidadã. Logo nas primeiras horas da manhã, vários clientes passaram pelo posto e realizaram cadastro e receberam o cartão Conta Cidadã, que deve ser apresentado sempre que levar os materiais para trocar por bônus.
Por meio deste projeto de Eficiência Energética, a Energisa estimula e convida seus clientes a cuidarem mais do meio ambiente, além de ser uma oportunidade para trocarem lixo reciclável como papel, plástico e metal por descontos na conta de energia. Para efetuar o cadastro no Conta Cidadã, o cliente deve apresentar uma conta de energia e assinar um Termo de Adesão. O posto de coleta funcionará uma vez por semana, toda terça-feira, das 8h às 16h.
A Energisa firmou parceria com a Recicla Ação e com a J.S. Sucatas, que participam com seus funcionários no cadastro, separação e pesagem do lixo no posto de coleta. Todo material coletado no Conta Cidadã vai para as empresas, que dão um destino certo aos materiais.
O que poderá ser reciclado 
Os materiais que poderão ser separados e levados até o posto de coleta do Conta Cidadã são: metal (latas de alumínio, ferro e latão), plástico (pet, plástico duro, plástico branco e plástico filme) e papel (branco, misto, papelão e embalagem longa vida).  
Os resíduos devem estar limpos, secos e separados. O valor do desconto depende da quantidade e do tipo de material levado, pois cada resíduo tem seu valor de mercado. O desconto é válido apenas para consumidores residenciais, não se estendendo às empresas e comércios.
Materiais que não serão reciclados
Metal: aerossol, baterias, clipes, esponja de aço, grampos, latas de tinta e pilhas. 
Plástico: adesivos, copinhos e fraldas descartáveis, embalagens metalizadas de biscoitos e bombons, isopor e espumas. 
Papel: fotografias, guardanapos, papel carbono, papel plastificado e papel higiênico. 
Outros: Vidros, cartela de comprimido, CDs, couro, DVDs, fitas UHS, lixo eletrônico, lixos perigosos produzidos por indústrias e hospitais, madeira, óleo lubrificante, pneu, restos de alimentos, restos de construção civil, tecido e tinta.
Como separar seus materiais recicláveis:
1. Separe o material reciclável do lixo orgânico (restos de comida ou restos molhados). Essa separação é importante, pois evita sujar o material.
2.  Depois, retire as sobras de alimentos dos materiais recicláveis. Se for necessário, lave-os.
3. Amasse latas, garrafas PET para ocupar menos espaço.
4. Papel e papelão devem estar secos, limpos e de preferência, dobrados ou rasgados.
Nossa Energia
A concessionária de energia elétrica também realiza o Projeto ‘Nossa Energia’, com a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes e de geladeiras para famílias inscritas na Tarifa Social e programas sociais do Governo.  A ação tem parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social. 
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, a troca de lâmpadas  será a  partir da próxima terça-feira (26) até na sexta-feira (29), na Escola Municipal ‘Luzia Aparecida Sestito Gradella’, Nova Catanduva I, das 9 às 17 horas. 
O projeto tem como objetivo disseminar o uso racional, consciente e seguro de energia elétrica e de sensibilizar a população aos altos índices de consumo de energia, ocasionados por eletrodomésticos que oferecem ineficiência. A ação utiliza como suporte um veículo totalmente equipado e adaptado para atividades de Eficiência Energética: o caminhão Nossa Energia. 
O ‘Nossa Energia’ é direcionado para os clientes da Energisa, que são inscritos na tarifa social de energia elétrica. Também os consumidores cadastrados nos programas sociais, como o Bolsa Família, Bolsa Escola, e aposentadoria por invalidez, poderão se inscrever para a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de led, e ainda, concorrer à troca de geladeiras usadas por geladeiras novas e econômicas com o selo A de economia Procel.

CAMPANHA ICESP

/* ]]> */