Cidades

Catanduvense é Campeão Brasileiro de Sinuca na Categoria Máster

Assine

O catanduvense Hélio da Costa Breda foi o campeão brasileiro de sinuca na categoria máster. Além dele, Ronaldo Pinfildi também esteve na disputa que foi realizada em São Luís no Maranhão. Esse foi o XXXVI Campeonato Brasileiro de Sinuca realizado no último final de semana. Em entrevista ao O Regional, Ronaldo conta que ficou em 14º lugar na competição. “Para mim foi melhor que a expectativa, porque tanto eu quanto ele não treinamos quase nada. Ele foi muito bem como campeão brasileiro”, comentou.
A competição reuniu os melhores atletas da modalidade. Tanto Ronaldo quanto Hélio receberam o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo (Smelt). Os atletas têm experiência no meio e receberam o convite pela própria Federação. Os 16 melhores atletas de cada categoria receberam medalhas, além dos melhores atletas estaduais e autores das maiores tacadas.

Variação
Para quem não sabe, a sinuca é considerada uma variação dos jogos de bilhar. Ela pode ser jogada tanto de maneira individual, quanto em dupla. O objetivo é encaçapar as bolas coloridas, seguindo uma sequência definida por regras.
A dificuldade está no fato de que o competidor não pode tocar diretamente nas bolas coloridas. Só deve ser usada a bola branca, a única em que pode usar as tacadas, impulsionando as bolas coloridas em direção as caçapas. No total, são sete bolas coloridas e uma branca. As coloridas têm valores, em pontos diferentes, sendo que a preta tem o maior valor (7). A vermelha tem o menor ponto (1). As bolas deve ser encaçapadas na mesma sequência de pontos, da menor para o maior. A menor é chamada de bola da vez, isso porque, se o jogador errar a tacada na bola da vez, não existe castigo, já que ele não perde pontos. A sinuca surgiu na Grã-Bretanha, em 1875. Até então o bilhar era jogado com apenas três bolas, desde os séculos XVI e XVII. Já o bilhar tem origem incerta, já que é reinvidicada por diversos países como França, Inglaterra, Espanha, China, Itália.

Cíntia Souza

Da Reportagem Local