Cidades

Catanduva Tem Média de 678 Consultas Por Dia nas UBSs

Catanduva teve média de 678 consultas por dia nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O levantamento de O Regional tem como base os 252 dias úteis de 2018. Foram 171 mil atendimentos na Atenção Básica só no ano passado, resultado 18,5% maior do que o visto no mesmo período de 2017 em que foram contabilizados 144.256 pacientes atendidos. Os dados foram divulgados ontem (13) pela Secretaria Municipal de Saúde.
Atualmente, 100% de cobertura é feita pela Atenção Básica, com ações e serviços que são feitos de maneira mais próxima da casa dos moradores. No total, são 24 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Buscamos organizar a rede para oferecer um serviço de saúde eficiente que alcance a população em cada bairro, em suas necessidades primárias”, explica Ronaldo Carlos Gonçalves Júnior, secretário municipal de Saúde.
Para ampliar o acompanhamento médico, foi lançado recentemente um projeto piloto para o funcionamento em horário estendido de quatro unidades de saúde. Elas estarão abertas até as 20 horas. A do Parque Flamingo sempre às terças-feiras. Enquanto que no Nosso Teto, Solo Sagrado e Jardim Gavioli sempre às quartas-feiras.
A ideia é atender aqueles pacientes que durante o dia não conseguem usar os serviços no horário normal de funcionamento, a exemplo das pessoas que trabalham em horário comercial.
Além das consultas, também houve aumento nos atendimentos odontológicos e de enfermagem realizados. A média é de 56.900 para os dois procedimentos só no ano passado, sendo que em 2017 eram 38.200.
Também no ano passado foram contratados nove farmacêuticos para atendimento nas unidades. A condição resultou em um total de 5.856 atendimentos no setor.

Cíntia Souza
Da Reportagem Local

CAMPANHA ICESP

/* ]]> */