Cidades

Catanduva Inicia Consulta Digital De Dermatologia

Parceria inédita entre a Prefeitura de Catanduva e o Governo do Estado de São Paulo na área da saúde que possibilitou a implantação de uma plataforma digital para realizar consultas de dermatologia. A iniciativa visa agilizar o atendimento médico especializado, reduzir o tempo de espera por diagnóstico e o início do tratamento.
Por meio de um aplicativo de celular, os profissionais da Atenção Básica têm acesso a uma consultoria junto ao médico especialista em dermatologia do Hospital Israelita Albert Einsten, em São Paulo.
Nesse processo, as informações do paciente são compartilhadas, além de imagens que possibilitam uma sugestão de diagnóstico.
A partir da troca de informações, os especialistas do serviço parceiro vão emitir laudos à distância e sugestões terapêuticas, garantindo agilidade e eficiência.
O paciente poderá ter seu atendimento concluído na própria UBS, receber o encaminhamento para avaliação presencial com um dermatologista em serviço de referência da região ou, ainda, encaminhado para a realização de biópsia nos casos que indicarem suspeita de câncer. O laudo fica pronto em sete dias úteis.
O programa está ativo em Catanduva. As informações e fotos são enviadas de maneira segura pela plataforma “Teledermato”, diretamente no sistema ou no celular do profissional responsável pelo atendimento e acompanhamento do paciente.
A equipe da Secretaria Estadual de Saúde esteve em Catanduva no dia 25 de abril para dar apoio e capacitação à equipe assistencial. O projeto teve início pela UBS Central e já está em funcionamento nas demais Unidades Básicas de Saúde do município. O projeto também já está ativo em outras cinco cidades: Itajobi, Novo Horizonte, Pindorama, Pirangi e Tabapuã.

Ariane Pio
Da Reportagem Local