Início - Catanduva e Região Vacinam 99,80% do Rebanho Até 24 Meses Contra Febre Aftosa
Cidades

Catanduva e Região Vacinam 99,80% do Rebanho Até 24 Meses Contra Febre Aftosa

Catanduva e região vacinam quase 100% do rebanho até 24 meses contra febre aftosa. Ao todo, 99,80% de bovídeos foram vacinados. Dos 44.912 bovinos e bubalinos esperados, 44.823 receberam a vacina da segunda etapa da campanha de 2018. Os dados são do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Catanduva, por meio do sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave) divulgados pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária.
O índice registrado no estado é de 99,51% de cabeças vacinadas contra a febre aftosa. Os produtores tinham até o dia sete de dezembro para declarar o rebanho vacinado.
Os criadores que deixaram de vacinar, ou deixaram de informar, foram notificados pelo órgão oficial de Defesa Agropecuária. A autuação pelo descumprimento da legislação é de 5 Ufesps por cabeça por deixar de vacinar, e 3 Ufesps por cabeça por deixar de comunicar. O valor da Ufesp – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo para 2019 é de 26,53 reais.
“Em 2018 o calendário de vacinação contra a febre aftosa foi invertido no estado de São Paulo para uniformizar com o calendário dos demais estados da federação, com vistas à retirada da vacinação contra a febre aftosa em 2021. Na primeira etapa da campanha, realizada durante o mês de maio, foram vacinados todos os animais do rebanho, bovinos e bubalinos, independente da idade. Na segunda etapa, realizada em novembro, somente bovídeos com zero a 24 meses receberam a vacina”, explica a Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

Karla Sibro
Da Reportagem Local