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Catanduva Adere ao Informatiza APS do Ministério da Saúde

Divulgação

Duas unidades de Catanduva aderiram ao Informatiza APS, que faz parte do Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde.
Este é o primeiro passo para que as informações clínicas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) possam ser acessadas de qualquer unidade de saúde do país.
A adesão de Catanduva está inserida na portaria nº 1.571, publicada na segunda-feira (22/06), habilitando a adesão de equipes em 845 municípios. O recurso total é de R$ 4,6 milhões por mês aos serviços de saúde. Para Catanduva serão R$ 3,4 mil – divididos pelas duas unidades habilitadas.
De acordo com o Ministério da Saúde, com o uso de prontuário eletrônico nas unidades, os pacientes passam a ter todos seus dados clínicos informatizados. Isso quer dizer que informações como qual vacina tomou; consultas realizadas; exames; medicamentos utilizados, entre outros procedimentos estarão disponíveis para os profissionais na hora do atendimento. “A partir dos dados confiáveis e consolidados à disposição, os profissionais de saúde conseguirão dar mais eficiência aos serviços prestados e coordenar o cuidado aos pacientes. Além disso, o uso do prontuário eletrônico confere mais segurança ao paciente tanto por estar com seus dados em local mais seguro, que permite backup, quanto acabar com o problema de uma receita com letra ilegível, por exemplo”, informou a assessoria de comunicação do Ministério da Saúde.
O Informatiza APS, juntamente com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), integra o Conecte SUS, estratégia de Saúde Digital do Governo Federal lançada em novembro do ano passado. A RNDS é uma plataforma nacional de integração de dados em saúde, que permitirá a integração das informações do atendimento aos brasileiros em todo o país, com dados à disposição em tempo real, confiáveis e consolidados.
O Conecte SUS é parte da estratégia da Saúde Digital definida pelo Governo do Brasil que faz o uso de recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para produzir e disponibilizar informações confiáveis da saúde, para quem precisa no momento que precisa. Quando finalizada a implementação, o cidadão terá acesso às suas informações por meio do celular, computador ou tablet, utilizando apenas o CPF.
A Atenção Primária é o primeiro nível de cuidado em saúde. São nesses serviços, próximos das residências ou dos trabalhos, que o cidadão pode ter a sua saúde acompanhada no dia a dia, por uma equipe de profissionais, por meio de consultas e exames de diagnóstico, administração de vacinas, entre outros cuidados. Neste nível de atenção é possível resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas. Na Atenção Primária atuam as equipes de Saúde da Família, formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além de dentistas.

Karla Konda
Editora Chefe

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