Início - Bruxismo: O Que É E Como Evitar Esse Distúrbio

Bruxismo: O Que É E Como Evitar Esse Distúrbio

Pressionar e ranger os dentes durante o sono ou mesmo acordado a princípio pode parecer uma reação inconsciente normal, mas, na realidade não é. Essa reação involuntária é chamada pelos ortodontistas de bruxismo, um problema muito comum que pode se manifestar desde a infância até a idade madura, caracterizando-se pelo ranger de dentes ou o apertamento da mandíbula, seja durante o sono ou em estado de vigília.
O transtorno pode acarretar desgaste dental, amolecimento de dentes, sensibilidade dentária, destruição e sangramento do tecido da gengiva e fadiga facial geral. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, o ranger pode provocar até mesmo a quebra. “As causas do ato inconsciente de apertar os dentes normalmente estão relacionadas a fatores psicológicos, como tensão, raiva, agressão reprimida, ansiedade, medo e, com destaque, estresse, além do mau posicionamento dental”, relata o dentista José Neri.
Qualquer pessoa que apresente dores de cabeça ou na face, dificuldade para mastigar ou abrir e fechar a boca, estalos e fricção na mandíbula, dentes quebrados ou gastos, deve procurar o dentista. Esses são alguns dos sintomas do bruxismo, e precisam ser avaliados pelo dentista especializado para que não se agravem. “Primeiro é preciso diagnosticar a possível causa do bruxismo para depois aplicar o tratamento mais eficiente para corrigir esses problemas. Uma das formas de tratamento é a utilização da placa protetora, que tem a função de inibir o ranger, minimizar a pressão sobre os dentes e evitar danos ao esmalte dentário”, explica o dentista.
O bruxismo pode afetar pessoas de todas as faixas etárias e ambos os sexos. Mas é mais frequente em mulheres de 15 a 35 anos. Atualmente, estima-se que 7,5% da população mundial sofram desse problema. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais, a incidência é maior em crianças que têm responsabilidades desproporcionais à sua idade, como tomar conta da casa ou do irmão mais novo, por exemplo

André Santos
Da Reportagem Local