Início - Aulas das Escolas Estaduais Começam Neste Dia 1º de Fevereiro

Aulas das Escolas Estaduais Começam Neste Dia 1º de Fevereiro

As aulas nas escolas estaduais começam neste dia 1º de fevereiro, sexta-feira. Ao todo, em Catanduva e região que abrange a Diretoria de Ensino, serão 27 instituições de portas abertas aos estudantes. Num total de 13 mil alunos do Ensino Fundamental, Médio e EJA.
De acordo com a dirigente de ensino Luciana Bianchin Lopes Pereira, os estudantes retornam às aulas com as escolas preparadas para o andamento do ano letivo.
Segundo ela, no segundo semestre de 2018, os Grêmios das Unidades Escolares de todo o Estado, participaram do Projeto Orçamento Participativo Jovem, que teve como principal propósito fortalecer o engajamento e a participação dos estudantes no cotidiano e na tomada de decisões em suas escolas. Para tanto, a Secretaria Estadual de Educação repassou um valor fixo e significativo para cada Unidade Escolar para que o Grêmio Estudantil, como representantes dos alunos, e a Equipe Gestora estudassem o ambiente escolar e, por meio de assembleia, destinassem o uso do recurso.
Os investimentos foram, no geral, em compra de material pedagógico e esportivo, reparos, pinturas, embelezamento da área externa, com o objetivo de proporcionar um ambiente prazeroso e aconchegante para professores, funcionários e estudantes, estimulando a utilização destes espaços para aulas diversificadas.
Outro recurso repassado para que as Unidades Escolares realizem pequenos reparos durante as férias e deixem tudo em ordem para o início do ano letivo é o Programa da FDE/APM “Trato na Escola”.
O Secretário Estadual de Educação, Rossieli Soares da Silva, destacou em videoconferência com todos os Dirigentes das 91 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo, que o aluno terá prioridade nesse Governo e todas as ações administrativas e pedagógicas serão voltadas para a efetiva aprendizagem dos alunos.
Para a dirigente, o protagonismo estudantil é primordial dentro das escolas.
As ações desenvolvidas através da liderança do Grêmio Estudantil faz com que os estudantes sintam-se atuantes dentro do âmbito escolar e, para o ano letivo de 2019, esse protagonismo continuará sendo estimulado. “O início do ano letivo em nossas escolas será marcado pelo Acolhimento, evento de recepção, especialmente para alunos, equipe escolar e comunidade, com foco na relação de parceria e fortalecimento dos laços entre Escola/Família. Esse dia é muito importante, tanto para os alunos que estarão retornando para as atividades escolares, como para aqueles novos alunos, que serão integrados na equipe escolar. A Diretoria de Ensino de Catanduva deseja aos alunos, professores e equipe gestora das Unidades Escolares um ótimo ano letivo”, concluiu.

Karla Konda
Da Reportagem Local