Cidades

Apadrinhamento De Crianças Em Catanduva

Assine

O Fórum da Infância e Juventude de Catanduva tem um projeto onde pessoas que não tem condições de adotar definitivamente uma criança podem adotar financeiramente ou afetivamente.
Adoção financeira consiste numa ajuda valiosa e é uma maneira encontrada por pessoas altruístas que desejam ajudar de imediato e não possui a disponibilidade de tempo, um exemplo que esse padrinho pode fazer é pagar algum curso para essas crianças que estão num dos abrigos da cidade.
Já a adoção afetiva possibilita que um padrinho ou madrinha auxilie no resgate do convívio familiar de crianças e adolescentes que não conseguem esse suporte emocional dos responsáveis. Dessa forma, o menor de idade tem a possibilidade de se relacionar e conviver em outro ambiente. Ou seja, com passeios e outras atividades que o façam conhecer valores que favorecem e podem influenciar positivamente sua formação.
Há uma diferença em adoção e apadrinhamento afetivo, existe um desligamento total entre a criança e os pais biológicos o que não acontece no apadrinhamento afetivo. Neste, a criança continua sob a responsabilidade dos pais e não há nenhuma alteração na documentação como a mudança de nome. A Prefeitura de Catanduva fez uma parceria com a ferramenta de cadastro, que depois disso os futuros padrinhos passam por uma triagem da assistência social da prefeitura. Estamos tudo correto eles encaminham para o fórum dar o andamento.
A intensidade do carinho e afeto é tão importante que influenciará se ela terá mais ou menos resistência às frustrações, se será capaz de compreender com maior facilidade o teor de um texto complexo e se conseguirá se adaptar em um mundo no qual tudo muda muito rapidamente. E, principalmente, se terá a dar a essa mesma sociedade amor em vez de ódio, compreensão em vez de soberba e respeito em vez de desprezo por tudo o que for diferente dela própria e do passado que ela viveu.
Para quem deseja apadrinhar acesse e faça seu cadastro no site da Prefeitura de Catanduva (http://www.catanduva.sp.gov.br/).

Ariane Pio
Da Reportagem Local