Início - Alunos de Tabapuã Começarão o Ano Novo com Escola Reformada
Cidades

Alunos de Tabapuã Começarão o Ano Novo com Escola Reformada

Entrega da EE Capitão Horácio contou com a presença do Governador
Karla Sibro
Da reportagem local
A Escola Estadual Capitão Horácio Antonio do Nascimento de Tabapuã oferecerá para os alunos um espaço moderno e remodelado de acordo com as normas de acessibilidade em 2016. A solenidade de entrega da obra concluída aconteceu na última terça-feira (29) e contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin. Ao todo, R$ 863.798,88 foram gastos na reforma. 
As adequações foram baseadas na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que trata da acessibilidade, edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos.
Conforme informações da dirigente regional de ensino professora Maria Aparecida Cheruti vários corrimões foram colocados para que todos os alunos tenham acesso aos ambientes da escola.
“Na quadra de esportes foi feito a execução de novo piso em concreto, demolição dos fechamentos dos fundos e laterais e execução de FQ-01 com portão PT-29, instalação de telas de proteção contra nidificação de pombos, pintura da estrutura metálica, adequação da iluminação, substituição das tabelas de basquete, traves de gol e rede para vôlei, execução de novas canaletas para escoamento de águas pluviais. Houve também uma revisão geral dos circuitos com balanceamento dos quadros de distribuição e outros serviços”, informa a dirigente.
O forro de toda a escola foi substituído e a madeira deteriorada foi substituída por placas minerais. A secretaria da escola também passou por adequação e pintura. 
“Toda a escola passou por substituição dos pisos internos. A cozinha recebeu reforma geral e adequação de ambientes, depósitos e despensa. Também recebeu reforma a estrutura metálica, isto é portas e caixilhos”, diz a professora Maria Aparecida.
Os sanitários de alunos também passaram por adequação dos ambientes, com troca do piso e adequação do sanitário acessível. 
“A prioridade da acessibilidade, no Estado de São Paulo, é para as escolas dos municípios que possuem uma só escola”, destaca a dirigente.
EM CATANDUVA
Em Catanduva, a EE Nestor Sampaio Bittencourt e Antonio Maximiano Rodrigues estão totalmente acessibilizadas. A EE Barão do Rio Branco e EE Vitorino Pereira também possui sanitários acessíveis  e outros dispositivos  que ajudam os alunos com algum tipo de dificuldade de locomoção.
ACESSIBILIDADE
Das 26 escolas que compõem a Diretoria de Ensino de Catanduva nove são acessibilizadas, inclusive de Paraíso e de Pindorama com elevadores. 
“Esse trabalho de acessibilidade está sendo oferecido pelo Governo do Estado, às escolas de todo o Estado de São Paulo, política pública que respeita e inclui o cidadão”, destaca a dirigente Maria Aparecida.