Cidades

Alunos da Fatec Catanduva Criam Bancada Multidisciplinar

A bancada poderá beneficiar diversas disciplinas, desde o primeiro até o último módulo (Divulgação/Fatec)
A bancada poderá beneficiar diversas disciplinas, desde o primeiro até o último módulo (Divulgação/Fatec)
Assine O Regional Online

Os alunos da Faculdade de Tecnologia de Catanduva (Fatec) criaram uma bancada multidisciplinar de hidráulica. O projeto teve a duração de um ano e contou com 13 estudantes e cinco professores. A ideia é a de ampliar os conhecimentos nas diversas disciplinas presentes no curso de Automação Industrial. A informação é do Professor Mestre Osvaldo Ishizava. O projeto foi dividido em cinco equipes de trabalho, responsáveis pelo desenvolvimento e implementação. A parceria foi realizada com oito empresas. O professor explica que recursos próprios dos alunos também foram utilizados. As parcerias e as mobilizações dos estudantes foram fundamentais para o desenvolvimento da bancada. “Possibilitando o estudo de perda de cargas, medição de pressão e vazão, controladores lógicos programáveis, redes industriais, sistemas supervisórios e curvas de bombas d’água”, disse.
Para a compra de uma bancada similar, seria necessário um investimento acima de R$ 60 mil. “Por meio das parcerias e contribuições este projeto foi executado sem que houvesse investimentos efetuados pela Fatec”, conta.

A bancada poderá beneficiar diversas disciplinas, desde o primeiro até o último módulo do curso de Automação Industrial, com aplicações e simulações reais, utilizados em empresas de saneamento, abastecimento de água, indústrias, usinas, entre outras. O projeto foi apresentado entre os dias 28 e 30 de junho.
O projeto dos medidores de vazão de placa de orifício e rotâmetro foi feito pelos alunos: Aguinaldo José Pedrozo, Eric Alex Franco e Valmir Laudelino Zanzeri, orientados pelo Professor Mestre Márcio H. D. Marques e coorientados pela Professora. Doutora Gisele Baldissera.
O projeto de medidor de vazão tubo de Pitot composto pelos alunos Diogo Santana Dala Rosa, Júlia Guimarães Simões de Lima e Paulo Sérgio Palota. Eles foram orientados pelo Professor Mestre Márcio H. D. Marques e coorientados pela Professora Doutora Gisele Baldissera.
O Projeto mecânico da bancada e perda de cargas foi feito pelos alunos Chrystian Scardua Carneiro, Cristiano Pereira de Vasconcelos e Flávio Antonio Alves, orientados pelo Prof. MS Osvaldo Ishizava e coorientado pela Prof. Dra. Gisele Baldissera.
Já o projeto do medidor de vazão tubo Venturi foi composto pelos alunos Dimas Renato Esteves e Wendel Wilson Torres, orientados pelo Prof. MS Osvaldo Ishizava e coorientados pela Profa. Dra. Gisele Baldissera.
Por último, o projeto do sistema de controle composto por CLP, sensores, sistemas supervisórios e bomba d água foi feito pelos alunos Elienaldo Anacleto da Costa Santos, Elias Ferreira de Souza e Fábio Aparecido Machado, orientados pelo Prof. MS Deoclides de Almeida e coorientados pelo Prof. MS Tácio L.S. Barbeiro.

Cíntia Souza
Da reportagem local

Patrocinado: