Cidades

Alunas Do SENAC Formam Grupo De Combate Ao Câncer Infantil

Esquadrão Olhar do Bem é um o grupo formado por quatro alunas do curso Técnico em Enfermagem do SENAC Catanduva, cuja motivação é trabalhar para a queda das estatísticas 12 mil novos casos de câncer infantil no Brasil todos os anos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). É sobre o trabalho de o Esquadrão Olhar do Bem, Combate ao Câncer Infantil, que por meio de atividades lúdicas, mostra aos pais e educadores, como detectar sinais e sintomas do câncer infantil.
Com o boneco Téo e atividades lúdicas e imaginárias, elas passam de escola em escola, hospitais e instituições, além de serem convidadas a participar de eventos de saúde e empreendedorismo. O câncer é a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes no Brasil.
Diferentemente do câncer nos adultos, em crianças e jovens a doença não costuma estar associada a fatores de risco externos. As causas são indefinidas, difíceis de prevenir. Também não apresentam sinais específicos, pois, nas fases iniciais da doença, os sintomas podem ser confundidos com os de outras enfermidades como, por exemplo, febre ou palidez.
Dessa forma, para possibilitar um diagnóstico precoce, é fundamental que eles tenham acompanhamento médico regular, e toda queixa sobre saúde deve ser levada a sério.
Ariane Pio
Da Reportagem Local