Cidades

Alistamento Militar Deve Ser Feito Até o Mês Que Vem

Assine

O alistamento militar deve ser feito até o mês que vem. Os jovens de Catanduva e região têm até o último dia útil de junho para se cadastrarem. Desde o início de janeiro era possível realizar o alistamento por aqueles que nasceram em 2001. A medida só vale para as pessoas do sexo masculino. Para se ter uma ideia, no ano passado, mais de 700 garotos realizaram o alistamento em Catanduva.
Para fazer o procedimento, que é obrigatório, é necessário possuir um número de CPF para validar as informações. No caso daqueles que não tem CPF, a certidão de nascimento deve ser levada. O comprovante de residência e identidade também devem ser apresentados na Junta Militar.
Os jovens que forem convocados passarão por uma seleção entre os meses de julho e outubro. Na sequência, recebem treinamentos nos quartéis do Exército, Marinha ou Aeronáutica. “Essa opção só é feita na etapa de seleção. Se o jovem perder o prazo para se alistar, é preciso procurar a Junta Militar para quitar a multa de R$ 4,14. Quem está irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargo público, tirar passaporte e se matricular em instituições de ensino, por exemplo”, informa o Ministério da Defesa.
Há casos também em que os jovens podem ser dispensados do alistamento. Um dos exemplos é quem for o único responsável pelo sustento da família. Ele deve procurar a Junta Militar mais próxima e deixar de participar do alistamento. Os portadores de necessidades especiais podem pedir a isenção do serviço militar. Nesses casos, é necessário apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico. O endereço da Junta Militar de Catanduva é rua Recife, nº 880.

Cíntia souza
Da Reporetagem Local