Cidades

Ação de Adoção Responsável de Animais Será Realizada Amanhã

Objetivo é o de conscientizar sobre a guarda responsável dos pets (Divulgação)
Objetivo é o de conscientizar sobre a guarda responsável dos pets (Divulgação)
Assine O Regional Online

Uma ação de adoção responsável de animais será realizada amanhã (17) a partir das 19h30 em Catanduva. O objetivo é o de conscientizar sobre a guarda responsável dos pets, direcionada a protetores, organizadores, profissionais da área e demais interessados. As orientações serão repassadas no auditório da Prefeitura de Catanduva. O evento é de graça e aberto ao público.
A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a ONG World Animais Protection. A ideia é treinar e orientar pessoas, para que possam instruir interessados em adotar cães e gatos, entre outros animais domésticos, de maneira que não tenha surpresas depois da adoção. A palestrante é a veterinária e técnica do Departamento de Fauna Doméstica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (DeFau/SMA), Hélia Maria Piedade.
“Quem quer um animal de estimação precisa ter consciência dos cuidados que terá com ele, além de ter em mente que, assim como uma criança, o animal demanda atenção e carinho”, disse a veterinária Sandra Regina Caldeira Mendes, do Zoológico de Catanduva.
A iniciativa é a de diminuir a incidência de casos de abandono e maus tratos. O encontro atende a diretiva da biodiversidade, com ações voltadas para a guarda responsável, prevista no Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado.
“Demos ênfase à guarda responsável por entender que a maioria dos animais em situação de rua, e também os que estão no Centro de Zoonoses, já teve um lar e foi abandonada porque os tutores não tinham conhecimento de como cuidar deles”, explica a veterinária.

Curso
Na terça-feira (18) haverá o curso “Contenção, manejo e transporte de animais selvagens de vida livre”. O evento será ministrado pela veterinária Sandra e pela bióloga Maria Célia Sóler, da Prefeitura de Catanduva.
A ação atende a diretiva Biodiversidade, com foco na conservação da fauna silvestre, e tem os agentes ambientais da Prefeitura e de municípios vizinhos como público alvo. O evento é fechado.

Cíntia Souza
Da reportagem local

Patrocinado: