Cidades

A Partir Do Dia 31 De Janeiro Placas Padrão Mercosul Serão Obrigatórias

A partir do dia 31 de janeiro será obrigatório o uso de placas do Mercosul em todo país após sucessivos adiamentos , a medida começa a valer. O prazo atende ao estipulado da resolução nº 780/2017 9 do Contran, Conselho Nacional de Trânsito.
Adoção do sistema de placas do Mercosul foi anunciada em 2014, inicialmente deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2016 e desde a decisão pela adoção da placa da Mercosul a implantação do registro foi adiada por seis vezes no país.
Lembrando que as novas placas já são utilizadas na Argentina e no Uruguai a previsão é que em breve comecem a valer também para o Paraguai e a Venezuela, dos 26 estados do Brasil as que já aderiram foi a PIV Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio grande do Norte, Rio grande do Sul e Rondônia.
A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento para quem tiver a placa antiga no caso de mudança de município ou unidade federativa roubo furto dano ou extravio da placa e nos casos em que haja necessidade de instalação de uma segunda placa traseira.
Visual da nova placa – será um padrão com quatro letras e três números o inverso do modelo atualmente adotado no país com três letras e quatro números a cor também irá mudar que passará a ser totalmente Branca a mudança também vai ocorrer na fonte para diferenciar o tipo de veículo preto para veículos de passageiro, vermelho para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, Dourado para automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.
Além disso, elas vão ter uma tecnologia implantada como um código de barras dinâmico do tipo QR Code contendo número de série e acesso as informações do banco de dados do fabricante e estampador da placa objetivo é controlar a produção logística estampagem e instalação das placas além de ter a autenticidade do veículo.

Ariane Pio
Da Reportagem Local