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A Alimentação Pode Ajudar A Combater A Prisão De Ventre

Woman Has Stomach Ache Sitting on Bench at Park

Segundo um amplo estudo da Federação Brasileira de Gastroenterologia, a prisão de ventre, também conhecida como intestino preso é um sintoma presente na rotina de 20% da população brasileira, sendo pelo menos dois terços deste numerário mulheres, sendo então algo recorrente na vida de mais de 40 milhões de brasileiros.
A nutricionista, Sara Alves, afirma que existem vários fatores que podem contribuir para o aparecimento destes sintomas: Fatores físicos, emocionais e culturais combinados ajudam a agravar as condições de manutenção da saúde intestinal. Má alimentação, sedentarismo, baixa ingestão de líquidos, ou ser somente por consequência de uma alimentação pobre em fibras já são agravantes”, explica.
A nutricionista aponta que muitas das vezes, não é preciso recorrer a laxantes e medicamentos, e a solução do problema pode estar na própria alimentação: “assim como qualquer outro remédio, os laxantes não devem ser tomados por conta própria. Caso você esteja há muitos dias sem conseguir evacuar, consulte um médico. Mas em geral, aumentar a ingestão de fibras, líquidos e alimentos probióticos já ajudam e muito. O melhor remédio para a constipação sempre serão hábitos saudáveis”.
Para ajudar àqueles que sofrem com o problema, a nutricionista elaborou uma lista com algumas dicas para não sofrer mais com o intestino preso tendo a alimentação como principal recurso: alimentos que são considerados laxantes naturais, porque ajudam a soltar o intestino preso: Frutas: figo, pera, maçã, kiwi; Verduras: alface, rúcula, agrião, couve, brócolis, repolho, berinjela e abobrinha; Grãos: aveia, farelo de aveia, farelo de trigo, milho, lentilha, quinoa; Sementes: chia, linhaça, gergelim; Oleaginosas: castanhas, amendoim, amêndoas, nozes; Bebidas: café, chá de erva-cidreira e de cáscara sagrada. Evite alimentos constipastes. Existem alimentos que devem ser evitados, ou ter sua ingestão bastante reduzida, para pessoas que já apresentam os sintomas de intestino preso. Bebidas alcoólicas, chocolate, café, chá preto devem ser evitados. Os alimentos que aumentam a produção de gases, especialmente os ricos em enxofre, também entram nessa lista de proibições, caso você queira melhorar o intestino. Invista em alimentos probióticos
Iogurtes naturais ajudam a renovar e fortalecer a flora intestinal. Invista nessas opções, em alimentos que são probióticos. Além do iogurte, o kefir é um probiótico que está ganhando popularidade, principalmente entre os adeptos de uma alimentação mais natural e que tem mostrado bons resultados nesse aspecto. Hidrate-se e faça exercícios. Evite o sedentarismo e hidrate-se adequadamente, entre dois e três litros de água por dia aproximadamente, para que o intestino funcione adequadamente.

Ariane Pio
Da Reportagem Local