87 Alunos Participarão do ‘1º Concurso Melhor Estudante’ do Rotary Norte

SOLENIDADE reuniu idealizadores e parceiros do projeto (O Regional)

87 alunos participarão do ‘1º Concurso Melhor Estudante’. A solenidade de abertura do programa aconteceu na manhã de ontem (17) no Centro Cultural. Os ganhadores receberão medalhas, troféus e brindes. O projeto tem como objetivo incentivar os alunos do nono ano das escolas municipais e estaduais de Catanduva ao aprendizado escolar.
A iniciativa é do Rotary Club Catanduva Norte em parceria com a Prefeitura de Catanduva, Câmara, Secretaria Municipal de Educação, Diretoria Regional de Ensino de Catanduva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP Catanduva) e O Regional.
Conforme informações do presidente do Rotary Club Catanduva Norte, Éder Pedro Artur Bocchini o programa já existe há 17 anos em Votuporanga. O modelo foi trazido para Catanduva e considerado o Oscar do estudante.
“Exemplos bons como este devem ser seguidos e não deixá-los em uma caixinha. A gente tem muito orgulho de implantar esse programa que é considerado o Oscar do estudante catanduvense. A gente tem muito orgulho de promover esse concurso que irá estimular os nossos jovens”, ressalta Bocchini.
O Rotary promoverá o concurso anualmente. O IFSP é o responsável em realizar e aplicar as provas.
“Como neste concurso ficará muito em cima da hora para o IFSP Catanduva fazer a prova, nós vamos usar as mesmas provas que serão usadas em Votuporanga. A prova final será no dia 11 de novembro, às 7h30, no IFSP. Mesmo dia e horário tanto em Catanduva quanto em Votuporanga”, constata Bocchini.
A solenidade de entrega dos prêmios aos ganhadores será no dia 5 de dezembro, às 20 horas.
“Catanduva conta com 27 salas de aulas de nono ano e todas vão participar. Ao todo, 87 estudantes vão concorrer. O critério de seleção na primeira fase será de acordo com a direção da escola. Cada escola escolherá três alunos por turma. O IFSP fica com responsabilidade de realizar e aplicar a prova e o Rotary Norte fará a correção que dará o ranking de melhores alunos do município”, informa Gleison Begalli, também representante do Rotary Norte.
Todos os participantes ganham medalhas e os primeiros colocados ganham prêmios especiais.
“O nosso objetivo é fomentar a educação e incentivar os alunos ao aprendizado. Queremos exaltar e mostrar para os alunos como eles são importantes. Queremos que todos sintam-se valorizados”, constata Begalli.
Os alunos participarão de uma prova com 70 questões de múltipla escolha que englobam: conhecimentos gerais, atualidade, matemática, Língua Portuguesa, história, geografia, ciência e Inglês.
A cerimônia oficial de abertura do projeto contou com a participação de representantes do Rotary Club de Catanduva Norte e da Casa da Amizade, do governador eleito distrito 4480 – ano rotário 2019/2020 – Antônio Orlando Cavichia Filho, do prefeito Afonso Macchione Neto, da dirigente regional de ensino professora Luciana Bianchin Lopes Pereira, da secretária de educação municipal Tânia Aparecida Ribeiro Fonseca, do presidente da Câmara Aristides Jacinto Bruschi (Enfermeiro Ari), do diretor do IFSP, professor doutor Osvaldo Severino Júnior e da presidente de honra do projeto, professora Natália Estevam Gomes Mamede.

Karla Sibro
Da Reportagem Local