Cidades

1974, o Ano em Que Catanduva Recebeu Vinicius de Moraes e Elis Regina

Que Catanduva é uma cidade que respira cultura todo mundo sabe, mas e que o feitiço que é mais do que encanto resultou na vinda de grandes nomes da cultura brasileira pouca gente sabe.   A cidade que inspira o canto de amor e de paz já recebeu Vinicius de Moraes e Elis Regina.  A lista não para por ai e reúne Nicete Bruno, Ary Toledo e também Divaldo Franco – mestre do espiritismo.

Conforme pesquisa do historiador Nelson Bassaneti, em 1974 além do autor de “Soneto de Fidelidade” Catanduva recebeu outras visitas ilustres como Toquinho autor de “Aquarela” além de Quarteto em Cy que deu voz a “Falando de Amor”.  As apresentações dessas figuras tão importantes na história não só da nossa cidade como também do nosso país eram sempre no Conjunto Esportivo do bairro Parque Iracema.

No mesmo ano, agora falando sobre política, o prefeito da época, Pedro Nechar recebeu o governador Paulo Egídio Martins, o secretário de segurança pública Antônio Erasmo Dias, o político Orestes Quércia e também Divaldo Franco que há pouco tempo veio a Catanduva.

Com um Carnaval que agitava toda a cidade o Rei Momo foi Sílvio Geraldin e a Rainha Márcia Tagliari. “O Sr. Fuad Bauab, presidente da Cofescar, encomendou ao artista João Pigon os figurões Zé Carioca, Sugismundo, Chaim e outros. No concurso das escolas de samba tivemos no 1º lugar Higienópolis, 2º Unidos da Pavani, 3º Coração de Bronze, 4º Bafo da Onça, 5º Cruzeiro do Sul e 6º Salamanca”, consta nos registros do historiador.

Naquele ano o médium espírita Chico Xavier recebeu o título de cidadão catanduvense, além do governador Laudo Natel que foi notícia inclusive na primeira edição de O Regional, há quase 50 décadas e o presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo José Papa Júnior e a benemérita  Sinharinha Neto, que dá nome a instituição de educação.

Ary Toledo mostrou todo o bom humor da época ao público da Cidade Feitiço, além dos atores Nicete Bruno e Paulo Goulart.  A intérprete de “Nossos Pais” – Elis Regina também emocionou o público de Catanduva. Moacir Franco se apresentou na cidade assim como Gilberto Gil. Todos marcaram presença no baile da FAMECA.

Ainda falando sobre a saudosa época dos bailes, Jorge Bem veio até Catanduva para o Baile Nostalgia, o Baile das Debutantes teve a orquestra de Ed Costa e o Baile da Saudade daquele ano foi com a Orquestra Alvorada de Campinas.  Sargenteli e suas mulatas, Billy Branco e Francisco de Franco que ficou famoso pela personagem Jerônimo, O Herói do Sertão também estiveram nesse mesmo ano em Catanduva.

Onde hoje funciona o SENAC, que na época era chamado de “Coney Island Park” já foram vistas apresentações de Sérgio Reis, Nelson Ned e também Didi e Dedé dos personagens que marcaram gerações – Os Trapalhões.

Cíntia Souza

Da Reportagem Local

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

/* ]]> */