Início - 1,7 Mil Estudantes Participam da Campanha de Combate à Violência Contra Idosos
Cidades

1,7 Mil Estudantes Participam da Campanha de Combate à Violência Contra Idosos

Campanha aborda combate à violência contra idosos (Divulgação/Prefeitura de Catanduva)

1,7 mil estudantes da rede municipal participam da Campanha de Prevenção e Combate à Violência contra Idosos, da Prefeitura em parceria com a Secretaria de Assistência Social. A temática está sendo discutida deste a última segunda-feira (22). O trabalho é liderado pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). A informação é da Prefeitura.
De acordo com o setor, a Campanha objetiva sensibilizar o público estudantil sobre as condições enfrentadas por pessoas que estão na terceira idade, mostrando suas limitações e dificuldades. “Os participantes são motivados à cultura do respeito, da valorização do cuidado e o fortalecimento de vínculos de modo a prevenir a violência”, informa o setor.
Dentre as atividades programadas e que abordam a temática em sua totalidade, os alunos puderam assistir a peça teatral Kairós, da Cia Sobrado Verde. O espetáculo se passa no ano de 2087 e mostra o dia do aniversário de um idoso de 88 anos que mora num asilo. Porém, diferente dos vários anos que passou nesse lugar, alguém com uma proposta inusitada o fará reviver dias de aniversários já passados e essas lembranças o farão entender o que há de bom em ‘kronos’ e ‘kairós’. “A encenação parte de um jogo cênico entre passado e presente, em que o protagonista tenta compreender sua condição atual, pois mora em um pequeno quarto de um asilo no ano de 2087. Para isso, num momento onírico, boa parte de suas memórias se tornam vívidas e com o auxílio de uma espécie de narrador, um idoso começa a revisitar seus momentos de aniversários passados”, relatou a Cia Sobrado Verde.
A partir da exibição, as crianças serão motivadas à reflexão, atuando como coparticipantes de vivências que mostram as limitações e dificuldades dos idosos, como perda da visão, locomoção e tato.
Ainda conforme o cronograma da Campanha, o mesmo conteúdo será levado em reuniões com famílias atendidas pelos Cras Bom Pastor, Juca Pedro e Imperial e a próxima sessão da Câmara de Vereadores, marcada para o próximo dia 30, terá discussões e reflexões sobre a temática.

Da Reportagem Local