Xuxa Meneghel na passarela catanduvense

Maria da Graça Meneghel, a nossa eterna Xuxa, nunca deixou os holofotes dos canais de televisão e revistas de celebridades. Porém, dias atrás, ganhou grande repercussão nacional com o lançamento do documentário Xuxa, o documentário, série original Globoplay, produzida pela Endemol Shine Brasil e com direção geral de Pedro Bial, que irá mostrar a trajetória de Xuxa e como ela conquistou o Brasil e se tornou a Rainha dos Baixinhos. A série estreou em 13 de julho e terá cinco episódios, contando com depoimentos e encontros, entre eles José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e grandes companheiros de Xuxa, como Sérgio Mallandro e Renato Aragão.

Considerada a Rainha dos Baixinhos, já teve namorados famosos, como o Pelé e o Ayrton Senna. Envolveu-se em comentários polêmicos quando, em 2012, declarou para o programa Fantástico que sofria de abusos sexuais quando era criança. Xuxa é uma das pessoas mais populares do Brasil e já esteve em um evento de moda aqui na cidade de Catanduva.

Descendente de italianos, Xuxa nasceu em 27 de março de 1963, em Santa Rosa, uma pequena cidade do Rio Grande do Sul. Seu pai, ao saber que o bebê e a mãe corriam risco de vida durante o parto, prometeu dar-lhe o nome em homenagem à Nossa Senhora da Graça se tudo terminasse bem.

Com sete anos de idade, sua família mudou-se para o Rio de Janeiro, e somente aos dezesseis começou a estampar as capas de revistas nacionais.

Por sua beleza, seu sucesso como modelo foi aumentando cada vez mais, e para se ter uma ideia, no ano de 1980 Xuxa estampou a capa de mais de 80 revistas, tendo posado mais tarde para diversas outras, inclusive um ensaio nu para a revista Playboy, no ano de 1982, que foi reeditada na Argentina nove anos mais tarde.

Carreira na TV

Em 1983, Xuxa foi convidada pelo diretor Maurício Sherman para apresentar o Clube da Criança, na extinta Rede Manchete. Nessa época, trabalhava como modelo durante a semana em Nova York e gravava o Clube nos finais de semanas aqui no Brasil.

Pela sua popularidade e carisma, em 1986, Xuxa foi contratada pela Rede Globo para apresentar o Xou da Xuxa, programa que funcionou até o ano de 1992. Esse é o programa da loirinha mais lembrado entre as crianças da época, em que Xuxa chegava em uma nave cor de rosa, que despertava nas crianças o sonho de voar ao lado dela. Outro símbolo da época era o beijinho da Xuxa, feito com batom, que deixava a marquinha da apresentadora. Foi nessa época que ela ganhou o apelido de Rainha dos Baixinhos.

Além de apresentar, Xuxa também se dedicou à carreira musical, colecionando 139 discos de ouro, 52 de platina e 10 de diamantes.

Depois disso, Xuxa foi ganhando ainda mais espaço na TV e ainda quando apresentava o Xou da Xuxa, ganhou outro programa na TV Globo: o Bobeou Dançou, que era exibido nas tardes de domingo.

Em 12 de outubro de 1989, foi inaugurada a Fundação Xuxa Meneghel, por consequência da necessidade de cuidar de crianças. Isso aconteceu após uma visita de Xuxa a uma senhora que abrigava de forma precária algumas crianças, o que acabou comovendo o coração da apresentadora.

Depois disso, Xuxa ainda iria apresentar vários programas: em 1992 começou a comandar El Show da Xuxa, programa de versão espanhola que era exibido em 17 países da América Latina; o Xuxa Park, lançado na Rede Globo em 1994; Planeta Xuxa, em 1997; Xuxa no Mundo da Imaginação, em 2002; e o TV Xuxa, que teve estréia em 2002 e funcionou até 2006, voltando ao ar, após remodelações, em 2008, sendo exibido até janeiro de 2014. Em março de 2015, após 29 anos de TV Globo, a apresentadora assinou com a Rede Record, estreando em agosto de 2015 o programa Xuxa Meneghel, nas noites de segunda-feira. Seu último episódio foi ao ar em 19 de dezembro de 2016 e, no ano seguinte, estreou o Dancing Brasil, uma versão brasileira do programa estadunidense Dancing with the Stars. Em 2019 estreou mais dois novos programas: The Four Brasil, uma competição musical, e Geração Xuxa, seu primeiro programa infantil em 12 anos, exibido na plataforma PlayPlus.

Nas passarelas de Catanduva

Contando com apoio do SESC, Lions Clube e Clube de Tênis, a Tharô Modas trouxe a modelo para realizar um desfile, no Clube de Tênis, divulgando as tendências da Primavera-Verão 82.

No desfile, foram exibidas as novidades da moda em maiô, habille, jeans, toilette, prot-a-portes e outras.

Foi uma noite de brilho incomum, mostrando moda versátil e colorida e amplamente valorizada pela graça e pela desenvoltura dos manequins, alguns profissionais que acompanharam a bela Xuxa, bem como jovens catanduvenses e crianças da nossa sociedade, que mostraram a moda infantil.

A apresentação teve início às 22 horas, com Claudiomar Couto ao microfone. Logo mais, se deu a aparição da anunciada Xuxa, que empolgou pela sua beleza, pelas suas qualidades de bailarina e expressão corporal, sobretudo pela sua versatilidade como manequim.

Além da Xuxa, algumas modelos locais também abrilhantaram a passarela do Clube de Tênis: Luciana Zapatera, a garota Cristiana, filha do casal Mery – Dr. Nobuaque Gozzi, as irmãs Ariana e Maíra Chimello, entre outras.

Coquetel

Depois do desfile houve uma recepção na chácara de propriedade do casal Dr. Nobuaque Gozzi, que ofereceu a casa para recepcionar Xuxa e sua comitiva, com um jantar oferecido pelo Lions.

Entre muitos outros, lá compareceram os casais: Maria Elvira – Humberto Marchi; Neide – Edevarde Marangoni; Yvone – Rodrigo Alonso Garcia; Cristina – Dr. João Márcio Chimello; Climene – Dr. Diomar Chimello; Marina – Dr. Gerson José de Camargo Gabas; Marilena – Dr. Bento Moreto; Raquel – Dr. Sidney Gerlac; senhores Dr. José Lerro Palamone, Dr. Luiz Ferreira Martins, Comendador Sílvio Leonardi, Adail Roncalho, Claudiomar Couto, Jorge Mubarack e as damas Heloísa Quglia, Vera Agudo Couto, Maria Luiza Couto, Maria Aparecida Pellizzon, Alda Rosa Spada, entre outros.

Fontes:

- Jornal A Cidade, de 21 de agosto de 1982

- Jornal A Cidade, de 29 de agosto de 1982

- Material utilizado no acervo do Centro Cultural e Histórico Padre Albino

Fotos:

Xuxa desfilando no Clube de Tênis, em Catanduva, no ano de 1982. Veio participar da divulgação das tendências Primavera-Verão 82 da Tharô Modas

O primeiro programa da Xuxa na TV foi o Clube da Criança, em 1983, que era transmitido pela extinta Rede Manchete

O namoro que a loira teve com o jogador Pelé fez que ela ficasse muito conhecida na mídia, inclusive em âmbito internacional

Um dos programas mais lembrados da carreira da Xuxa é o Xou da Xuxa, exibido pela Rede Globo a partir de 1986. Foi a partir dele que ela ganhou o apelido de Rainha dos Baixinhos

 

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.