Wonka: de volta à Fantástica Fábrica de Chocolate

Dezembro exige lançamentos para as férias e festas de fim de ano, e esse é o caso de Wonka, em exibição esta semana no CineX, no Shopping de Catanduva. Terceira versão em filme baseado no livro infantil Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl, publicado em 1964, clássico da literatura infantil. Wonka foi dirigido por Paul King, conhecido por seu trabalho anterior em Paddington 2, em 2017, animação em computação gráfica britânica de muito sucesso.

Wonka é um filme de fantasia musical que conta a história de origem de Willy Wonka, ou seja, é mesmo uma espécie de prequel dos filmes anteriores: a primeira versão, A Fantástica Fábrica de Chocolate, de 1971, foi estrelada por Gene Wilder, e a segunda, foi uma versão de 2005 com Johnny Depp no papel principal. O novo filme retrata os primeiros dias de Willy Wonka como um excêntrico “chocolatier”, um tipo de “gourmet de chocolate”. Com sonhos de abrir uma loja em uma cidade famosa por seu chocolate, um jovem e pobre Willy Wonka descobre que a indústria é administrada por um cartel de chocolatiers gananciosos. Mas quem assistiu uma das versões baseadas no livro, sabe como a história acaba, e isso não é nenhum spoiler.

O elenco de Wonka é liderado por Timothée Chalamet, que interpreta o personagem principal, Willy Wonka. Chalamet é conhecido por seus papéis anteriores em filmes como Me Chame Pelo Seu Nome, drama de 2017, e Mulherzinhas, comédia romântica de 2019. O elenco também inclui Calah Lane como Noodle, a assistente de Willy, e Keegan-Michael Key, como o Chefe de Polícia. Outros membros notáveis do elenco incluem Paterson Joseph, como Arthur Slugworth, Matt Lucas, como Prodnose, Mathew Baynton, como Fickelgruber, Sally Hawkins, como a mãe de Willy Wonka, o popular comediante Rowan Atkinson, o Mr. Bean, como Padre Julius, Jim Carter, como Abacus Crunch, Tom Davis, como Bleacher, Olivia Colman, como Mrs. Scrubbit, e finalmente, o astro Hugh Grant como Lofty, no papel de um Oompa-Loompa.

Uma “doce maldição” parece que atingiu a produção. Durante as filmagens, o diretor Paul King ganhou alguns quilos a mais, devido a todo o chocolate que comeu no set. Ou seja, nem todo chocolate que aparece no filme é cenográfico... Além disso, Timothée Chalamet, ficou doente várias vezes durante a produção, devido à quantidade de chocolate e doces que teve que comer.

Wonka, apesar de baseado nos personagens do romance de Roald Dahl, é uma obra original. O filme é uma interpretação independente da história de origem do fabricante de chocolates, inspirando-se nos romances de Dahl, mas enfrentando circunstâncias imaginadas do zero.

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.