Vontade de Potência e Poder Político

O cenário jurídico, especialmente no âmbito do direito público, revela-se um campo onde a dinâmica da "Vontade de Potência" nietzschiana encontra ressonância marcante. No coração dessa filosofia está a compreensão da potência como uma força motriz para a ação, uma força que, quando direcionada adequadamente, pode moldar e transformar as estruturas políticas vigentes.

Na advocacia, a busca pela potência não se manifesta apenas na aplicação técnica das leis, mas na habilidade estratégica de influenciar e redimensionar o próprio tecido normativo. O advogado em direito público, ao assimilar essa perspectiva, emerge como um agente que transcende a mera interpretação legal, tornando-se um construtor ativo do poder político inerente ao sistema jurídico.

A atuação do advogado, nesse contexto, se assemelha a uma dança delicada entre a vontade de potência e a responsabilidade ética. A capacidade de compreender e, por vezes, desafiar as estruturas de poder é uma manifestação intrínseca da advocacia em direito público. Contudo, essa busca pela potência não pode ser divorciada de um compromisso ético inabalável.

A potência, nesse contexto, não é meramente a conquista do poder pelo poder, mas a aplicação consciente dessa força para a realização de um propósito maior. O advogado, ao compreender a dinâmica da vontade de potência, torna-se não apenas um intérprete de leis, mas um arquiteto que contribui para a construção e reconstrução do sistema jurídico-político.

A articulação da vontade de potência na advocacia em direito público envolve a habilidade de identificar e explorar as brechas no sistema, de questionar paradigmas estabelecidos e de influenciar as decisões que moldam as relações de poder. Essa dinâmica não se desenrola em uma busca cega pelo poder, mas sim em uma aplicação estratégica e consciente da potência para alcançar objetivos éticos e legítimos.

A compreensão da vontade de potência na advocacia não está dissociada da responsabilidade social do advogado. Ao atuar como agente transformador, ele se torna não apenas um defensor dos interesses de seus clientes, mas um participante ativo na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

A atuação do advogado transcende a aplicação técnica das leis; ela se assemelha a uma dança consciente entre a interpretação legal e a construção ativa do poder político. Ao compreender e explorar as nuances do sistema, o advogado torna-se um arquiteto de mudanças, desafiando paradigmas estabelecidos e influenciando decisões que impactam as relações de poder.

Essa busca pela potência não é um exercício isolado, mas sim uma reflexão profunda sobre o papel transformador do advogado na sociedade. A "Vontade de Potência" não é um fim em si mesma; é uma ferramenta empregada com discernimento e ética para impulsionar a advocacia para além das expectativas convencionais. É a busca pela potência como meio para a construção de uma advocacia mais consciente, efetiva e comprometida com os valores fundamentais que regem nossa sociedade. É, em última análise, a manifestação da potência como um veículo para a construção de um sistema jurídico-político mais resiliente e alinhado com os princípios éticos que sustentam nosso tecido social.

Autor

Jaquelini Cristina de Godeis
Advogada. Ex-Assistente Especial da Assembleia Legislativa de São Paulo. Especializada em Direito de Família e Sucessões. Pós-Graduanda em Direito Contratual pela PUC-SP e Mestranda em Direito Público.