Voltamos ao começo

Hoje estive no Fórum de Catanduva. Há anos não aparecia por lá, retornei para um trabalho curto e parece que voltei ao passado. Com a pandemia, em que pese os percalços, houve uma evolução com a audiência online e o sistema home office. 

Infelizmente, mais uma vez, não aproveitaram a oportunidade de evoluir, de tornar o Estado menos oneroso ao cidadão, de aproveitar a tecnologia para baratear custos e, quiçá, valorizar o servidor público com uma estrutura tecnológica adequada e melhores salários. 

A pandemia mostrou que não é preciso prédios colossais ou, às vezes, arcaicos e que dificultam o acesso. Sem falar dos custos ao advogado e cliente com viagens para realização de audiências ou sessões em Tribunais, mesmo que, ainda, o sistema híbrido continue. 

Voltamos à dificuldade de estacionar, falta de segurança onde você deixa seu veículo, ou, caso queira, terá de pagar pelo serviço em estacionamentos privados ou fazer uma “leve” caminhada em meio ao sol escaldante de nossa região. 

Não aproveitamos a chance de evoluir em vários aspectos, mas, mais de 2 anos de advocacia online, confesso, me adaptei perfeitamente ao novo e não gostaria que o presencial retornasse. 

Em que pese seja bom conversar com colegas que há anos não vejo pessoalmente, o que o advogado tem de mais precioso, que é seu tempo, terá de ser repensado no retorno às horas de espera por uma audiência presencial. 

Não que isso não ocorra no telepresencial, porém, enquanto espera no conforto e segurança do seu escritório, não há custo de deslocamento e o tempo despendido pode ser utilizado em outra causa. 

E aqui não há procura por culpados, longe disso, os envolvidos diretamente na questão se esforçam pelo melhor. Uma mudança positiva deveria e deve ser aproveitada, mas, uma pena que não aproveitamos, como sociedade, mais essa oportunidade.  Voltamos ao começo. 

 

  

Fabrício Oravez Pincini 

Advogado previdenciário, empresarial e de família

Autor

Colaboradores
Artigos de colaboradores e leitores de O Regional.