Você sabe qual é o Problema dos 3 Corpos?

O Problema dos 3 Corpos parece uma questão de matemática ou de física; e é, mas foi usado como mote para a trilogia de livros do escritor chinês de ficção científica Cixin Liu, agora transformado numa série da Netflix. Seus romances e contos tornaram-se um fenômeno mundial, sendo o primeiro chinês a ganhar os maiores prêmios do gênero nos EUA, o Nebula e o Hugo. Não tardou que muitas de suas obras fossem adaptadas para outras mídias (por exemplo, o longa Terra Errante, também disponível na Netflix).

O Problema dos 3 Corpos é na verdade uma questão real de astrofísica: se refere ao desafio de calcular a órbita de um mundo que gira em torno de nada menos que 3 sóis ao mesmo tempo. Esse sistema trissolar existe, e são nossos vizinhos mais próximos, Alfa do Centauro, a “apenas” 4 anos-luz de distância. Segundo a trama do livro, a astrofísica Ye Wenjie (Zine Tseng, na série) fica revoltada com a execução do pai durante a Revolução Cultural, nos anos 60, exilada numa região erma da China, obrigada a trabalhar num radiotelescópio isolado. Lá, ela descobre mensagens vindas do espaço, e responde. Apesar de advertida pelos aliens do perigo de revelar seu mundo, levada pela amargura e desejo de vingança, We “convida” os vizinhos, habitantes de um planeta instável de 3 sois para virem tomar o estável planeta de apenas um sol. Os San-ti, ou trissolarianos, olham com inveja nosso mundo e aceitam. Com sua tecnologia mais avançada, eles jogam sua frota de invasão durante uma jornada de 400 anos para conquistar a Terra. Para se ter uma ideia, com nossa tecnologia atual, levaríamos uns 50 mil anos para ir ao planeta dos 3 sóis. Claro que essa é a parte de ficção (não sabemos se há vida mesmo nesse planeta), mas há muita ciência pesada em toda a trilogia, um bocado atenuada na série.  

Paradoxalmente, quando eventos fantásticos expõem a existência e vinda dos invasores, os humanos ficam polarizados entre aqueles que sabem que terão 4 séculos para se preparar para o fim, e aqueles que veem os san-ti como salvadores.   

Adaptada pelos showrunners de Game of Thrones, a série foi adaptada com parte de sua ação e personagens ocidentalizados. A série é estrelada por Benedict Wong (de Dr. Estranho), como o investigador Da Shi e pelo grupo de jovens gênios formados por Jess Wong (como a física Jin Cheng), Eiza Gonzalez (como Augustina Salazar), Jovan Adepo (Saul Durand) e Liam Cunningham (Wade, que lidera a resistência humana), entre outros.     

A primeira temporada tem 8 episódios e os produtores querem adaptar os livros em 4 sessões. Embora com cenas impactantes e efeitos visuais incríveis (cada episódio custou US 30 milhões), não espere um novo Game of Thrones. No entanto, O Problema dos 3 Corpos tem uma complexidade científica e filosófica muito mais profunda.

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.