Viva a Democracia
O processo eleitoral transcorreu bem em Catanduva, com envolvimento da Justiça Eleitoral, funcionários do Cartório Eleitoral, inúmeros servidores públicos, agentes de segurança, mesários e, claro, dos eleitores. A participação de todos, inclusive com sintonia, merece elogios. Nesse aspecto o país demonstra um grande poder de organização e dedicação à democracia ao organizar um pleito deste porte, em uma nação de proporções continentais.
Voltando a Catanduva, depois das 17 horas, quando a votação foi encerrada em quase todas as escolas, uma fila de ônibus escolares se formou diante do cartório da 40ª Zona Eleitoral para a entrega das urnas eletrônicas que traziam as mídias com os votos dos quase 70 mil catanduvenses que foram às urnas ao longo do domingo, enfrentando longas filas e sonhando alto.
O procedimento seguiu com grande agitação de todos, mas, novamente, em sintonia – servidores municipais recebiam os equipamentos, retiravam mídias e caixas, dando destino correto a cada item, de forma organizada. Tanto que a apuração dos dados dos catanduvenses apareceu com rapidez no sistema do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE.
Agora, todos os envolvidos já começam a se preparar para o 2º turno, em que a velocidade do voto deverá ser bem maior, uma vez que teremos de escolher governador e presidente, entre apenas duas opções para cada cargo. A equipe do jornal O Regional, que acompanhou toda a votação e apuração, das 8h às 21h, estará novamente de plantão para registrar e noticiar cada passo dos eleitores.
Autor