Visita do Secretário de Viação e Obras Públicas

Viajando de automóvel, conforme vinha sendo divulgado pela mídia local, chegou às 10h30, aqui em Catanduva, o Sr. Nilo Amaral, Secretário da Viação e Obras Públicas do Estado de São Paulo, em visita oficial a Catanduva e Pindorama, em 21 de fevereiro de 1952. A sua comitiva foi integrada pelos senhores Oswaldo Sant’Ana de Almeida, Diretor da E.F.A.; Dr. Alberto Maricato, Diretor da 4ª Divisão do Departamento de Estradas de Rodagem; Dr. Abel Magalhães, Chefe do Tráfego da E.F.A.; Dr. Hermínio Amorim Junior, Chefe da Locomoção da E.F.A; Dr. Eugênio de Campos, Chefe da E.F.A.; e Dr. Celso Amaral, Oficial de Gabinete do secretário. 

O destacado titular foi recebido na Prefeitura Municipal de Catanduva por numerosas pessoas, além do prefeito municipal Dr. Italo Záccaro, do Sr. Antônio Stocco, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola, entidade co-participante do convite para a visita do Sr. Nilo Amaral, elementos da Câmara Municipal e outras pessoas de destaque, bem como inúmeros jornalistas.  

Além do grande número de catanduvenses, era numerosa a delegação de pindoramenses que prestigiavam a visita do secretário, tendo à frente o prefeito Sr. Odilon Siqueira, juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Sr. Jorge Miguel Attab e outros elementos de projeção da cidade vizinha. 

Após rápido encontro na Prefeitura Municipal de Catanduva, seguiram logo para a cidade de Pindorama. 

Ponte sobre o São Domingos  

Centenas de pessoas aguardavam em Pindorama, na parte central da cidade, a chegada do Sr. Nilo Amaral e sua comitiva, tendo sido recebido sob calorosa manifestação popular, junto ao local onde foi construída sólida ponte de cimento armado sobre o Ribeirão São Domingos, que foi custeada com o dinheiro do Governo do Estado, através da Secretaria da Viação.  

Graças ao vivo empenho do prefeito Odilon Siqueira e à boa vontade do governador Lucas Garcez e do Sr. Nilo Amaral, os habitantes da vizinha cidade viram satisfeita a sua aspiração, motivo porque fizeram do dia da sua inauguração uma data festiva.  

O governador Lucas Garcez

Rompida pelo Sr. Secretário da Viação a fita simbólica que vedava a passagem pela ponte, foi a mesma declarada oficialmente inaugurada, tendo o Sr. Sebastião Gonçalves Rabelo, vereador de Pindorama, pronunciado, em nome do município, o expressivo discurso, juntamente com a oração pronunciada na Câmara Municipal pelo Sr. Jorge Miguel Attab. 

O Sr. Nilo Amaral falou a seguir, tendo afirmado sua satisfação por entrar em contato com mais um município paulista, focalizando a necessidade da colaboração do Estado com as administrações municipais na solução de problemas públicos. Terminou agradecendo as manifestações que estivera recebendo dos oradores que o haviam saudado. Após as falas e atos, um saboroso aperitivo foi servido aos presentes.  

Almoço em Catanduva 

Minutos após a volta à Catanduva, realizou-se no Hotel Acácio um almoço oferecido ao secretário, pela prefeitura e a Associação Comercial de Catanduva, tendo dele participado os elementos da comitiva do Sr. Nilo Amaral, prefeitos e outros representantes de municípios vizinhos, além de vários outros convidados. 

À sobremesa, fez uso da palavra o Sr. Ítalo Záccaro, que saudou o visitante, tendo este respondido, agradecendo em breve oração. 

Ítalo Záccaro (centro da foto) saudou o visitante. Nesta imagem, prefeito no carnaval do Clube de Tênis, em 1952

 

Reunião na Prefeitura 

Após o almoço, realizou-se na Prefeitura Municipal de Catanduva uma audiência do Dr. Nilo Amaral com prefeitos dos municípios circunvizinhos, tendo o titular da viação, ouvido com simpatia os representantes das populações desta parte do Estado. 

Os prefeitos aproveitaram o ensejo para formular vários pedidos ao Secretário da Viação. 

Assim é que o Sr. Pascoal Cícero, Prefeito de Potirendaba, solicitou-lhe o início da construção do prédio da Delegacia de Polícia e Cadeia Pública, já em concorrência, o término do Grupo Escolar e a construção da variante Ibirá-José Bonifácio. 

Já o Sr. Rubens de Aquino, prefeito do Ibirá, pleiteou a construção do prédio do Centro de Saúde, de uma ponte sobre o Rio Barra Grande e o estudo sobre a construção da estrada Catanduva-Ibirá-Potirendaba-Nova Aliança, cruzando com a rodovia oficial de Presidente Prudente. 

De seu turno, o Sr. Alcides Ferreira de Oliveira, prefeito de Ariranha, solicitou a construção de uma estrada ligando a sua cidade ao local onde se acha instalada a Usina de Açúcar e Álcool Catanduva S. A., na Fazenda Santo Antônio. 

Finalmente, o Sr. Waldomiro Cassiano, prefeito de Tabapuã, pleiteou a ligação daquela cidade com a rodovia estadual, através de Catiguá. 

O Sr. Nilo Amaral acolheu de bom grado todas as solicitações, prometendo submetê-las a estudo. Por volta das 15h30, o Sr. Nilo tomou um avião que o conduziu de regresso à São Paulo.

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.