Visita do Governador Sodré e III Exposição Agro-Pecuária de Catanduva

Sem dúvida nenhuma, a visita do Governador Roberto Costa de Abreu Sodré à Catanduva foi um dos acontecimentos mais importantes para vida do município, na década de 1970. A cidade, seu povo e suas forças mais representativas ansiavam pela presença do alto mandatário do Estado. Era preciso tê-lo aqui, para demonstrar-lhe todo o calor e extraordinária expressão de carinho que moviam os anseios de gratidão de toda uma coletividade.

Pelas mãos desse jovem governador, a cidade se transformou. Expandiu-se enormemente, pois se em um de seus lados construiu-se o mais belo Recinto de Exposições Permanentes do Estado, na outra extremidade ergueu-se imponente outra de suas obras de mais longa data desejada, que é o magnífico conjunto esportivo do Parque Iracema, que teve influência de tal governador. Além disso, inúmeros outros benefícios foram dados, não só à cidade como a toda região.

Foi por isso que a vinda de Catanduva do Governador Abreu Sodré, despertou no povo uma grande alegria e imensa satisfação de poder, de viva voz, render os seus agradecimentos. Durante cinco horas o eminente governador conviveu com o povo de Catanduva. Neste espaço de tempo, o primeiro mandatário paulista, acompanhado de vários secretários do seu governo, além do Deputado Orlando Zancaner, Deputado Armindo Mastrocola, Prefeito João Righini, prefeitos e vereadores de cidades vizinhas, visitaram o Parque João Zancaner, onde se instalava a III Exposição Agro-Pecuária e Industrial. Na ocasião, o governador procedeu o ato inaugural de tal evento.

A caravana

Em seguida, a caravana oficial dirigiu-se aos armazéns da CEAGESP visitando suas amplas instalações. Logo a seguir, o governador e seus acompanhantes dirigiram-se ao monumental Conjunto Esportivo, que vinha sendo construído no Parque Iracema, tendo o chefe do Governo de São Paulo manifestado sua admiração pela grandiosidade e adiantamento daquelas obras.

Audiência e Banquete

Após a visita ao Conjunto Esportivo, o governador dirigiu-se ao Clube de Tênis, onde foi realizado grandioso banquete promovido pelas autoridades municipais e pelas classes empresariais da cidade, com a participação de prefeitos, vereadores e convidados de cidades vizinhas. Antes do banquete, o governador recebeu em audiência vários prefeitos da região, atendendo a todos com aquela sua maneira altamente simpática.

Após alguns discursos e com o fim do banquete, por volta das 15h, grande comitiva composta de autoridades locais, prefeitos e vereadores o acompanharam até o aeroporto, apresentando ao mesmo suas despedidas.

III Exposição Agro-Pecuária e Industrial de Catanduva

Quando da inauguração da II Exposição Agro-Pecuária e Industrial de Catanduva em nossa cidade, o então secretário Antonio Rodrigues Filho, da Agricultura, futuro vice-governador do Estado afirmou: “Catanduva iria ter o seu recinto permanente de Exposições.” Poucos foram os que acreditaram em um empreendimento de tamanha envergadura, embora muitos acreditassem que a Exposição de 1970 se concretizaria em suas próprias instalações.

E foi realmente o que aconteceu, graças ao empenho do ex-secretário da Agricultura junto ao governador Abreu Sodré, que houve por bem dar todas as condições para que a palavra do secretário fosse tomada realidade. Sem dúvida foi uma obra gigantesca de um governo, na qual se empenharam o deputado Orlando Zancaner e o prefeito João Righini.

A equipe organizada pelo Sindicato Rural, sob o comando do Sr. Olímpio Gonçales e com a colaboração do Dr. Ary Rodrigues Alves, para cuidar da III Exposição, desenvolveu um trabalho intenso para ultimar os preparativos do Parque João Zancaner. Nas últimas semanas que antecederam a inauguração da Exposição, foi aquela correria. Muita coisa ainda por fazer, inclusive nas próprias obras do recinto. Contudo, aquele grupo já vinha de outras tarefas idênticas em anos passados e já possuía certa experiência, o que ajudou bastante, mas sempre desenvolvendo muito esforço e grande trabalho.

O fato é que ao ser procedida a inauguração, com a presença do governado Abreu Sodré e secretários do Estado, além de outros membros do governo, autoridades locais, prefeitos e vereadores de cidades vizinhas e ainda de inúmeros convidados, tudo estava na mais perfeita ordem. Durante os dias que funcionou a Exposição, milhares de pessoas, de todas as cidades da região ali compareceram manifestando sua admiração pela grandiosidade e beleza das instalações. Os shows e os rodeios programados pela Comissão, constituíram em motivo de atração. Quanto ao êxito da mostra, ela foi total, ultrapassando até as melhores expectativas.

Fonte de Pesquisa:

- Acervo do Centro Cultural e Histórico Padre Albino

Fotos:

Governador Sodré irradiando grande simpatia chega ao aeroporto e é recebido pelo prefeito João Righini, deputado Orlando Zancaner, além de grande massa popular

O governador Sodré veio à Catanduva com uma grande comitiva para participar de alguns eventos

Governador Sodré recebeu prefeitos da região. Aqui vemos com o prefeito de Santa Adélia, Sr. Francisco Nicanor Donato

O Parque João Zancaner apresentou um aspecto alegre e festivo durante a III Exposição Agro-Pecuária de Catanduva

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.