Vem aí, em outubro, a Mostra de SP e o Festival do Rio 2024

A cidade de São Paulo já se prepara para receber um dos festivais de cinema mais importantes do Brasil. Entre os dias 17 e 30/10 será realizada a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com a exibição de centenas de longas premiados em festivais como Cannes, Berlim, Veneza e Sundance. A programação completa será divulgada em breve no site oficial e nas redes sociais do evento. Na última semana foram divulgadas as primeiras informações sobre a Mostra. Seguem abaixo.

- O pôster oficial desse ano conta com arte assinada pelo cineasta e artista gráfico indiano Satyajit Ray (1921-1992). Ray ganhará uma retrospectiva no festival, com exibição de seus principais filmes, restaurados, como ‘A canção da estrada’ (1955), ganhador da Palma de Ouro em Cannes, e as continuações que compõe a ‘Trilogia Apu’, ‘O invencível’ (1956) e ‘O mundo de Apu’ (1959).

- Nesse ano será lançada a ‘1ª Mostrinha’, com exibição de filmes infantis. Um dos destaques será ‘Arca de Noé’ (2024), além da exibição especial de ‘Castelo Rá-tim-bum – O filme’ (1999), que completa 25 anos. O pôster da Mostrinha também é assinado por Satyajit Ray.

- Os primeiros filmes a serem exibidos na Mostra foram anunciados. Na lista estão o indiano “All we imagine as light”, vencedor do Grand Prix em Cannes; o alemão “Dying”, ganhador do prêmio de roteiro no Festival de Berlim; o novo trabalho de David Cronenberg, o terror “The Shrouds”, além de “By the stream”, de Hong Sang-Soo, “It’s not me”, de Leos Carax, e “Misericordia”, de Alain Guiraudie.

A Mostra de Cinema de SP conta com o patrocínio master da Petrobras, patrocínio do Itáu, copatrocínio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da Lei Paulo Gustavo.

A Mostra de Cinema de São Paulo do ano passado contou com a exibição de 360 filmes de 96 países, apresentados em 24 salas de cinemas, espaços culturais e CEUS da capital paulista, além de exibições gratuitas, em salas, ao ar livre e online - nas plataformas Itaú Cultural Play, Sesc Digital e SPcine Play. Destaques do festival de 2023 foram os filmes ‘Anatomia de uma queda’, ‘Ferrari’, ‘Maestro’, ‘Dinheiro fácil’, ‘Folhas de outono’, ‘O mal não existe’, ‘No Adamant’, ‘Quem fizer ganha’, ‘Viciados em amor’, ‘The Royal Hotel’, e os brasileiros ‘Saudosa maloca’, ‘Mussum – O filmis’, ‘Pedágio’ e ‘Meu sangue ferve por você’. Para mais informações, acesse o site da Mostra - mostra.org

FESTIVAL DO RIO

Outro festival de cinema importante realizado em outubro é o Festival do Rio, que chega a sua 26ª edição. De 3 a 13/10, na capital carioca, os cinéfilos poderão assistir a filmes inéditos brasileiros e estrangeiros, muitos premiados em grandes festivais desse ano. A novidade é a mudança da sede do festival, que agora ocupará o Armazém da Utopia, localizado no Cais do Porto do Rio de Janeiro (Avenida Rodrigues Alves, s/n - Armazém 6 - Santo Cristo, RJ), espaço de cinco mil metros quadrados, recém-reformado e próximo a atrações turísticas, como Museu do Amanhã e AquaRio.

O local abrigará salas para artistas, profissionais do audiovisual, executivos de estúdios e plataformas e equipe de filmes selecionados, além de receber programação especial para o público. Na sede funcionarão também os serviços de credenciamento, o Centro de Imprensa,

Eventos Sociais e o RioMarket – área de Mercado do Festival, que oferece palestras, exibições de conteúdos especiais e rodadas de negócios.

O Festival do Rio 2024 contará novamente esse ano com uma programação diversa de filmes em apresentações especiais, sucessos inéditos hors-concours, mostras temáticas, clássicos restaurados e filmes LGBTQIAPN+ que concorrem ao Prêmio Felix. A programação será divulgada em breve no site https://www.festivaldorio.com.br/, e nas redes sociais do evento.

O circuito de exibição ocupará mais de 20 espaços do Rio, como as salas do circuito Estação NET, o Kinoplex São Luiz, o Cine Odeon e outros. Realização da Cinema do Rio, o Festival do Rio conta pelo terceiro ano consecutivo com a apresentação e patrocínio master do Ministério da Cultura e da Shell Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O Festival do Rio é o grande encontro audiovisual da América Latina. Desde sua criação, em 1999, já foram exibidos sete mil longas, muitos deles premiados nos festivais de Cannes, Berlim, Toronto e Veneza. Na edição de 2023, foram exibidos longas como ‘Pobres criaturas’, ‘Priscilla’, ‘Monster’, ‘Dogman’, ‘Meu sangue ferve por você’, ‘O sabor da vida’, ‘Todos nós desconhecidos’, entre outros.

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva