Vem aí, a Mostra de Cinema de SP e o Festival do Rio
Mostra Internacional de Cinema de SP 2025
Está chegando um dos festivais de cinema mais importantes do país. Em sua 49ª edição, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo será realizada de 16 a 30 de outubro, na capital paulista. Na última semana foram anunciados diversos títulos que serão exibidos na edição de 2025 do festival. Alguns deles são ‘Bugonia’, de Yorgos Lanthimos – exibido no Festival de Veneza; ‘Blue Moon’ e ‘Nouvelle Vague’, ambos de Richard Linklater – o primeiro foi vencedor do prêmio de melhor ator coadjuvante para Andrew Scott no Festival de Berlim e o segundo concorreu à Palma de Ouro em Cannes; os filmes romenos ‘Drácula’ e ‘Kontinental ‘25’, ambos de Radu Jude, respectivamente vencedor de um prêmio especial no Festival de Locarno e o outro, ganhador de melhor roteiro no Festival de Berlim; ‘Mirrors no 3’, de Christian Petzold, exibido em Cannes; e ainda ‘Living the land’ (vencedor do prêmio de melhor diretor no Festival de Berlim); e ‘La petite dernière’ (vencedor dos prêmios de melhor atriz em Cannes e do Queer Palm.
O pôster da 49ª Mostra é assinado pelo escritor e artista plástico angolano radicado em Portugal Valer Hugo Mãe. Como homenagem ao seu trabalho, a Mostra irá exibir o documentário português ‘De lugar nenhum’ (2025), de Miguel Gonçalves Mendes, que retrata a vida do escritor, e ‘O filho de mil homens’ (2025), da Netflix – com direção de Daniel Rezende e protagonizado por Rodrigo Santoro, o filme é adaptado do romance homônimo do escritor.
A Mostra de Cinema de SP é uma realização do Ministério da Cultura e conta com o patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Itáu, SPCine e Prefeitura de São Paulo. Confira mais sobre o festival e toda a lista dos filmes brasileiros em exibição no blog https://cinema-naweb.blogspot.com
Festival do Rio 2025
Aguardadíssimo pelos cinéfilos, o Festival do Rio, que neste ano chega em sua 27ª edição, será promovido entre os dias 02 e 12 de outubro, na capital carioca. Na última semana foi anunciada a lista completa dos filmes brasileiros que compõe a programação 2025, bem como o filme internacional de abertura – que será ‘Depois da caçada’ (2025), de Luca Guadagnino, um drama de suspense com Andrew Garfield e Julia Roberts. Ao todo serão 124 títulos brasileiros em exibição, sendo 75 longas nacionais em première – o maior número de títulos da história do festival, incluindo dezenas de curtas e médias-metragens e quatro séries. Alguns deles são ‘A vida de cada um’, de Murilo Salles; ‘Ato noturno’, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher; ‘Quase deserto’, de José Eduardo Belmonte; ‘A Conspiração Condor’, de André Sturm; ‘(Des)controle’, de Rosane Svartman; ‘O homem de ouro’, de Mauro Lima; ‘Para Vigo me voy’, de Karen Harley e Lírio Ferreira; ‘Perrengue fashion’, de Flávia Lacerda; ‘Querido mundo’, de Miguel Falabella e Hsu Chien; e o esperado ‘O agente secreto’, vencedor dos prêmios de melhor diretor, para Kleber Mendonça Filho, e melhor ator, para Wagner Moura, no Festival de Cannes.
Vitrine do cinema brasileiro e um dos festivais mais importantes do país, o Festival do Rio, criado em 1999, é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio – por meio da RioFilme. Confira mais sobre o festival e toda a lista dos filmes brasileiros em exibição no blog https://cinema-naweb.blogspot.com
Autor