Vem aí a 47ª Mostra de Cinema de SP, com 360 filmes em exibição a partir do dia 19

Os fãs de cinema já podem se preparar para a próxima edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa no próximo dia 19! Em sua 47ª edição, a Mostra trará 360 filmes de 96 países, em 24 salas de cinemas, espaços culturais e CEUS da capital paulista, além de exibições gratuitas, em salas, ao ar livre e online - nas plataformas Itaú Cultural Play, Sesc Digital e SPCine Play. A Mostra segue até o dia 1º de novembro, e a partir do próximo sábado, dia 14, toda a programação com os filmes, salas e horários estará disponível no site oficial do evento, em https://47.mostra.org/. Os ingressos, as permanentes e os pacotes começam a ser vendidos também a partir do dia 14, pelo app da Mostra e no site da Velox.

No último sábado, foi divulgada parte da programação com os principais filmes que integram as exibições desse ano. Na noite de abertura, dia 18, o filme exibido será o ganhador da Palma de Ouro de 2023, “Anatomia de uma Queda”, de Justine Triet, em sessão para convidados, na Cinemateca Brasileira.

O pôster oficial 2023 foi criado pela equipe da Mostra a partir de uma pintura do cineasta Michelangelo Antonioni feita nos anos de 1960 (a Mostra fará, esse ano, uma retrospectiva dos principais filmes do diretor).

O vídeo com a vinheta foi lançado agora pela manhã. Ele foi criado por Amir Admoni, com trilha sonora de André Abujamra, Marcio Nigro e Marcos Naza, da Mondo, inspirado na pintura de Antonioni que está no pôster. A vinheta está disponível no canal da Mostra no Youtube.

A Central da Mostra retornará com um balcão de informações no Conjunto Nacional, que funcionará também para venda de produtos do evento, como cartazes, bolsas e camisetas. O funcionamento será de segunda a sábado, das 11h às 21h, e aos domingos, das 11h às 20h.

O júri da Mostra desse ano terá a atriz e diretora Barbara Paz, o premiado cineasta e músico iugoslavo Emir Kusturica, a atriz italiana Enrica Antonioni (viúva de Michelangelo Antonioni), o diretor e produtor irlandês indicado ao Oscar Lenny Abrahamson, a diretora-executiva do Festival de Berlim Mariette Rissenback e o ator luso-guineense Welket Bunguê.

Nessa edição da Mostra serão exibidos filmes premiados em festivais como Berlim, Veneza, Cannes, Sundance e San Sebastian, de diretores e diretoras renomados, como Wim Wenders, Bradley Cooper, Nuri Bilge Ceylan, Aki Kaurismaki, Malgorzata Szumowska, Radu Jude, Michel Gondry, Ryûsuke Hamaguchi, Alice Rohrwacher e Hong Sang-soo.

Nesse ano, a Mostra também traz 15 longas pré-selecionados ao Oscar de melhor filme estrangeiro, como Shayda, de Noora Niasari, da Austrália, e Lições de Blaga, de Stephan Komandarev, da Bulgária.

Na Mostra Brasil serão 60 longas brasileiros, como Saudosa Maloca, Mussum – O Filmis, Pedágio, Meu Sangue Ferve por Você, Até que a Música Pare, Agreste, Bizarros Peixes das Fossas Abissais e O Dia que te Conheci.

Entre os títulos internacionais estão os dois novos longas de Hong Sang-soo, Na Água e Em Nossos Dias; Maestro, de Bradley Cooper; Dinheiro Fácil, de Craig Gillespie; Afire, de Christian Petzold; Ervas Secas, de Nuri Bilge Ceylan; Fallen Leaves, de Aki Kaurismaki; A Besta, de Bertrand Bonello; O Livro das Soluções, de Michel Gondry; Evil Does Not Exist, de Ryûsuke

Hamaguchi; La Chimera, de Alice Rohrwacher; Anselm - 3D, de Wim Wenders; O Caso Goldman, de Cedric Kahn; Dance Primeiro, de James Marsh; Ingeborg Bachmann - Jornada pelo Deserto, de Margarethe von Trotta; No Adamant, de Nicolas Philibert; Quem Fizer Ganha, de Taika Waititi; She Came to Me, de Rebecca Miller; The Royal Hotel, de Kitty Green; e Na Ponta dos Dedos, de Christos Nikou

A Mostra de Cinema de SP conta com o patrocínio master da Petrobras e do banco Itau, além da parceria do Sesc, o patrocínio da SPCine, o copatrocínio da Desenvolve SP, e o apoio da Ancine. Mais informações pelo Instagram e Facebook da Mostra, em @mostrasp

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva