Valorize o comércio local
Muitas pessoas costumam criticar o atendimento no comércio local e elogiar o de outras cidades. Isso é um grande erro. Primeiro porque os problemas vistos aqui provavelmente se repetem em outras localidades e, provavelmente, quem reclama não costuma ultrapassar muitas fronteiras.
Outro ponto é que ao defender a economia local e que as pessoas gastem aqui, beneficia-se toda a população, já que os estabelecimentos pagam impostos, geram dívidas e empregos.
Claro que é preciso reivindicar qualidade no trato com os clientes, bem como qualidade dos produtos e preços baixos, mas nunca difamar de forma genérica, como se a falha de um proprietário ou comerciário representasse o todo.
A qualificação da mão de obra é uma demanda nacional e todos os empresários precisam investir nisso, não importando se, num mometno futuro, aquele funcionado bem-treinado estará atuando na concorrência. Se todos agirem dessa mesma forma, o mercado será favorecido e os consumidores serão só sorrisos.
Amanhã, Dia do Cliente, se você é comerciante ou empresário seja de qual segmento for, lembre-se da data e inspire-se para demonstrar seu reconhecimento e agradecimento pelos clientes que tem, dos fieis aos sazonais. E, se você é cliente, aproveite o carinho e as ofertas que muitos comerciantes prepararam para esta data. Valorizando, sempre, o comércio local.
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