Valor da Ciência

É bastante interessante a trajetória do bauruense Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, que foi ao espaço em 2006 e, anos depois, direcionou sua vida para a área política, mantendo o foco das atividades na área de Ciência e Tecnologia, que tanto domina.

De seu relato, durante a entrevista exclusiva a O Regional e Vox FM, que pode ser assistida nas redes sociais dos dois veículos, é possível tirar vários trechos de relevância, tanto como exemplo de vida – ele é um entusiasta do valor que a educação tem para o futuro das crianças e defensor dos cientistas brasileiros, que, segundo diz, nunca foram valorizados como merecem e tampouco puderam transformar seus trabalhos em ações práticas em favor da comunidade.

A esperança, caro astronauta, é que isso tenha mudado durante sua gestão à frente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e que os resultados apareçam, cada vez de forma mais significativa.

Outro ponto que precisa ser destrinchado diz respeito à produção de vacinas 100% brasileiras que, conforme relatou, nunca haviam sido feitas – mas agora sim são. É um passo importante para a área médica e para a saúde da população, por mais que tal avanço tenha ocorrido durante governo que, por seu líder, tanto negou as vacinas e a ciência.

Se tudo o que Pontes disse for transformado em benefícios práticos à população, do melhor uso dos satélites até as avançadas pesquisas dos cientistas, teremos muitos motivos a comemorar.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.