Uma educação à frente do tempo (III)

Muitas foram as mudanças que ocorreram no campo educacional desde os tempos antigos. Novas práticas, novas metodologias, novos conceitos. Com a mudança das mentalidades sociais, a educação, por ser dinâmica, precisou acompanhar essas novas transformações.

Muitos ensinamentos, que até anos atrás eram vistos como corretos e necessários, hoje já ocupam os bancos atrasados e ultrapassados de nossa sociedade.

Essa antiga forma de ensinar, chamada por muitos de Pedagogia Tradicional, levava em conta a transmissão de conhecimentos através do ensino, feitos pelo professor, que se encontrava num patamar superior em relação aos alunos, que por sua vez, recebiam esse conhecimento de forma passiva.

O ensino, nesse sentido tradicional, baseava-se na explicação oral do professor, que utilizava somente o quadro negro e o livro didático, e os alunos, totalmente enfileirados, assistiam às aulas, se preparando para as provas escritas e as famosas “chamadas orais”.

Com o repensar da educação, educar ganha um espaço muito maior dentro da sociedade, que além de se preocupar com a questão do ensino das matérias, busca a construção da personalidade do indivíduo, aliado ao desenvolvimento de habilidades e competências.

Professor e aluno passam a ocupar o mesmo patamar dentro da sala de aula, onde, juntos, constroem o processo de aprendizagem, dialogando, discutindo, interagindo. O aluno não aprende mais somente os conteúdos, mas aprende a aprender.

Essa nova visão defende vários métodos adequados à idade e ao grau de desenvolvimento do aluno, e o professor, através de uma rápida exposição, trabalha de forma efetiva com seus alunos e realiza uma série diferenciada de trabalho, que inclui pesquisas em grupo, debates, ou seja, ações que promovam a interação e a descoberta.

Dentro dessa nova perspectiva de ensino e aprendizagem, o Ginásio Catanduva, que tinha a frente o Dr. Pedro Além Júnior e Cândido Pedro Além, já em 1957, trazia essa nova forma de ensinar e de se pensar a educação.

A técnica que eles executavam em seu colégio, que tiveram conhecimento na cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, consistia no desenvolvimento do trabalho em grupo – chamado de GT – em sala de aula.

Fugindo do considerado ensino tradicional, onde os alunos sentavam enfileirados e o professor escrevia tudo no quadro negro, essa técnica, que era novidade na época, introduzia uma nova abordagem e relação educacional entre professor/aluno e aluno/aluno. O professor, através desse método utilizado pelo Ginásio Catanduva, não ficava preso o tempo todo no quadro negro, mas interagia com seus alunos, que em grupos desenvolviam os trabalhos propostos.

Reconhecimento

Mesmo não tendo um reconhecimento nacional no que se refere à educação, os dois educadores receberam, em Catanduva, o Título de Cidadão Catanduvense, pela Câmara Municipal de Catanduva.

O projeto para o título referente ao professor Cândido Pedro Além foi de autoria do vereador Walner Pelizzon, e trazia em sua justificativa o seguinte texto: “Digno e fundador do Ginásio Catanduva, da Escola Técnica de Comércio, das Escolas Normal Livre e Colégio Científico de Catanduva. Também atuante no setor comercial com a conhecida Ótica Catanduva”. Com a aprovação da câmara, o projeto se transformou no Decreto Legislativo Nº 94, de 30 de outubro de 1989.

Já no que se refere ao Dr. Pedro Além Júnior, o projeto foi de autoria do vereador Gerson José de Camargo Gabas, e se referia ao educador como “(...) digno educador e fundador do Ginásio Catanduva, da Escola Técnica de Comércio, da Escola Normal Livre e Colégio de Catanduva, sendo também membro ativo da Associação Predial de Catanduva e Rotary Club”. O projeto foi aprovado pela referida Casa de Leis e se transformou no Decreto Legislativo Nº 95, de 30 de outubro de 1989.

A cerimônia de entrega do título para os dois educadores se deu no dia 06 de setembro de 1990, na Câmara Municipal de Catanduva, e contou com a presença de várias autoridades e amigos dessas duas pessoas queridas de Catanduva, que tanto fizeram pela educação. Na época da entrega, a presidência da Câmara Municipal de Catanduva era exercida pelo vereador Walner Pellizzon.

Cândido Pedro Além

Cândido Pedro Além foi contador, professor e comerciante que a cidade de Catanduva teve o prazer de conhecer.

Nascido na cidade de Santa Cruz das Posses, atual Cruz das Posses, em Sertãozinho – SP, em 29 de março de 1917, veio para a cidade de Catanduva em 1939, e juntamente com seu irmão, Pedro Além, fundaram vários estabelecimentos de ensino.

Além de fundar todas essas instituições, também foi vice-presidente da Comissão Regional do Fundo Nacional do Ensino Médio para os Colégios e Alunos do Ensino Comercial, na área que abrangia as cidades de Ribeirão Preto e Santa Fé do Sul.

No campo comercial, instalou a Ótica Catanduva, uma das mais antigas óticas da cidade, que até hoje ainda está em funcionamento.

Cândido Pedro Além faleceu no dia 18 de março de 2001, na cidade de Catanduva.

Pedro Além Júnior

Pedro Além Júnior nasceu na cidade de Santa Cruz das Posses, atual Cruz das Posses, em Sertãozinho – SP no dia 22 de janeiro de 1912.

Quando tinha dez anos de idade, em companhia de sua família mudou-se para a cidade de Ribeirão Preto, onde acabou formando-se como Professor I.

Em Catanduva chegou apenas em março de 1939, e juntamente com seu irmão, fundaram vários estabelecimentos de ensino na cidade.

Dentre suas convicções, estava a defesa de que pessoas com deficiências pudessem ocupar os bancos escolares juntamente com as outras crianças, lutando sempre a favor disso.

Além de sua formação de professor, Pedro Além também era formado em Direito pela Faculdade de Niterói – RJ e em Orientação Educacional pela PUC – Campinas.

Faleceu no dia 05 de janeiro de 2000.

Fotos:

Ginásio Catanduva, localizado na esquina das ruas Pará e Aracajú, foi fundado pelos irmãos Cândido e Pedro Além, em 1939. Foi vendido à Fundação Padre Albino no ano de 1970

Dr. Pedro (esq.) e Cândido Além (dir.) já se utilizavam de trabalhos com mais participação dos alunos nas atividades de classe no final da década de 1950, no Ginásio Catanduva

Professor Pedro Além Júnior exibindo o Título de Cidadão Catanduvense, recebido em cerimônia na Câmara Municipal de Catanduva em 06 de setembro de 1990. Na foto, ao seu lado esquerdo, temos o professor Cândido Pedro Além e o vereador Sinval Sinter B. Banhos; ao seu lado direito, presidente da câmara na época, vereador Walner Pellizzon

Professor Cândido Pedro Além recebendo Título de Cidadão Catanduvense das mãos do então presidente da câmara, Walner Pellizzon. Ao fundo, José Luiz Pickarte, que por muitos anos foi o secretário-geral desta Casa de Leis

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.