Uma Breve Inspiração

Semanas passaram pelos meus olhos desde que assinei meu último texto. Andava sem inspiração para voltar a escrever. Na verdade, mal lembrava que, neste espaço, tantos pensamentos estavam à solta, aguardando por leitores e amigos. Hoje, percebo que, na vida, é essencial estar inspirado para escrever, trabalhar, lutar, mudar…

Inspiração é a ideia que surge de repente. Pelo dicionário Michaelis, é o ato ou efeito de inspirar ou de ser inspirado. Coisa ou pessoa que inspira. Sugestão, insinuação. Sugestão de origem transcendente ou psíquica, ou de qualquer objeto que tem virtude genética sobre o artista para o excitar à produção e lhe orientar. Força inspiradora.

Seja qual for a motivação – e a melhor descrição para inspiração –, o que me fez voltar a escrever é algo real, verdadeiro. É a vontade de mostrar ao mundo que estou aqui, com boas e más ideias, convicto de que muitas delas podem fazer a diferença. Se não para a humanidade ou o mundo todo, para algumas pessoas e até mesmo para uma única.

Sabe quando você diz ou faz algo na hora que mais precisava ter feito? Pois é, aí sua ação pode provocar a reação mais sincera que se podia prever. “Você apareceu na hora certa, para me dar esperanças de que ainda existem pessoas assim nesse mundo”, ecoaria pelo ar, num desabafo satisfeito. E você, lisonjeado, ficaria inspirado a seguir em frente.

Embalado por essa força inspiradora, tracei todas essas linhas que compõem o todo deste novo texto. Mesmo juntas, essas palavras talvez não digam nada para muitas pessoas. Mas, talvez, digam muito para alguém que precise delas para se animar a seguir em frente. É por isso que estou de volta. E que não seja uma breve e rápida inspiração.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.