Um Filme Minecraft: jogo de blocos chega ao cinema

Em exibição no Grupo Cine de Catanduva desde quinta, dia 3 de abril, os fãs do universo cúbico mais famoso dos games foram presenteados com a estreia de Um Filme Minecraft. A premissa desta tão aguardada adaptação cinematográfica com atores do popular jogo da Mojang Studios finalmente chegou aos cinemas, depois de anos de animações apenas em 2d e 3d. A produção de Um Filme Minecraft passou por diversas etapas e mudanças criativas ao longo dos anos. O filme utiliza uma combinação de animação digital e live-action, buscando capturar a essência visual do jogo.

O desafio de dar credibilidade ao projeto ficou a cargo de um elenco de peso, e a direção de Jared Hess, conhecido por seu estilo peculiar de comédia. Hess já dirigiu filmes como Napoleon Dynamite (2004), uma comédia cultuada por seu humor excêntrico, e Nacho Libre (2006), outra comédia estrelada por Jack Black.

A história acompanha Garrett "The Garbage Man" Garrison (Jason Momoa, de Aquaman), um ex-campeão de videogames dos anos 80 que agora administra uma loja de jogos. Sua vida muda completamente quando ele, junto com Henry (Sebastian Hansen), sua irmã mais velha Natalie (Emma Myers) e a corretora de imóveis Dawn (Danielle Brooks), são transportados para o Overworld, o mundo de Minecraft.

Lá, eles encontram Steve (Jack Black), um habilidoso construtor que precisa impedir a vilã Malgosha (Rachel House), que deseja destruir a criatividade do Overworld e expandir seu domínio sombrio da Nether. Para salvar esse universo, os protagonistas embarcam em uma jornada cheia de desafios, enfrentando criaturas icônicas do jogo, como Endermen, Creepers e Ghasts.

Os criadores do jogo Minecraft, da Mojang Studios, estiveram envolvidos no processo de produção do filme, com o objetivo de garanti o máximo de fidelidade ao universo original.

De fato, a origem de Um Filme Minecraft remonta ao enorme sucesso do jogo lançado em 2011. Minecraft rapidamente se tornou um fenômeno global, conquistando milhões de jogadores de todas as idades com sua “jogabilidade sandbox” que permite a exploração, a construção e a aventura em um mundo virtual infinito. A ideia de levar essa experiência para as telonas era um desejo antigo dos fãs, que se concretiza; O filme começou a ser desenvolvido em 2014, mas passou por diversas mudanças de direção e roteiro antes de finalmente ser produzido. Jack Black, que interpreta Steve, já era fã do jogo e costumava jogar com seus filhos. As filmagens aconteceram na Nova Zelândia, com as cenas foram gravadas em locações reais e estúdios, com as imagens em CGI inseridas  na pós-produção. Em referências ao jogo, Um Filme Minecraft inclui diversos elementos icônicos do mesmo, como crafting, exploração e batalhas contra mobs famosos. É um filme pipoca, com o objetivo de ser divertido como uma sessão de jogos em família.

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.