Tim Burton volta com seu mundo gótico em Wednesday

A Família Addams foi criada como uma tira de quadrinhos para jornais em 1930, por Charles Addams, e posteriormente virou cartoon na revista de elite New Yorker. Morbidamente felizes com seus monstros e clima sombrio, os Addams ganharam série de TV nos anos 60 e longas de cinema nos 90. E é como série que um dos seus personagens volta na Netflix, sob a batuta de Tim Burton, de Beetlejuice, Edward Mãos de Tesoura, Batman 1989, Os dois filmes dos Addams (91 e 84) e outros filmes um tanto bizarros.

Embora Burton esteja mais contido que no cinema, seu estilo gótico é reconhecível nos personagens e trama de Wandinha (a tradução para Wednesday, “quarta-feira”). Ela é protagonista, embora outros componentes dos Addams apareçam no primeiro episódio, como seu irmão Feioso (Isaac Ordonez), o pai Gomez (Luiz Guzmán) e a mãe Mortícia (Catherine Zeta-Jones).

Wandinha (Jenna Ortega, com a ingrata tarefa de defender um papel marcado por Christina Ricci no cinema – e que aparece neste como a profª. Marilyn Thornhill) vai estudar a contragosto na mesma escola em que seus pais se conheceram, a Nevermore Academy (“Nunca Mais”, de um poema de Edgar Allan Poe), uma escola especial de elite para pessoas “estranhas” – que podem ser lobisomens, vampiros, sereias e górgonas. Parece um castigo e é, afinal, Wandinha foi expulsa da escola em que estudava antes com Feioso, jogando nada menos que piranhas na piscina dos que fizeram bullying com ele. “A única pessoa que pode torturar meu irmão sou eu”, disse.

Logo Wandinha percebe que Nevermore tem segredos assustadores e não é a diretora Larissa Weems, com seus 1,90 de altura, (Gwendoline Christie, de Game of Thrones e Sandman). Um monstro comete assassinatos nos arredores da cidade de Jericho, em que fica a escola – o que a torna suspeita (a escola e Wandinha) ao xerife local. Enquanto é acompanhada pela drª. Kinbott (Riki Lindhome), que determinará se pode viver em sociedade ou não, a jovem investiga o passado da escola, da cidade e os novos crimes, com a ajuda da “Mãozinha”. Apesar de sua personalidade gótico-psicótica, ela tem de conviver socialmente com os outros alunos, suas rivalidades e relacionamentos adolescentes. Wandinha odeia socializar, mas teve que dividir o quarto com uma garota bem sociável, Enid (Emma Myers), de uma família de lobisomens, mas que nunca se transformou. Ela também conhece Eugene (Moosa Mostafa), que se torna seu protegido e eventual auxiliar, assim como Tyler (Hunter Doohan), filho do xerife, que trabalha numa cafeteria de Jericho e se interessa pela estranha garota. Outros jovens dividem os interesses e inimizades de Wandinha, até a solução do mistério, que também envolve a origem dos Addams e sua relação com a escola de 200 anos e Jericho, entre visões, monstros, mortes e segredos. A próxima temporada já está garantida.

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.