The Last of Us - Uma das melhores adaptações de um game de zumbis
A "onda zumbi", que atingiu o auge com Walking Dead, que se encerrou ano passado após 11 temporadas, continua acesa. O hit da vez é a série The Last of Us (literalmente, "o último de nós), baseado na famosa franquia de jogos.
Adaptar The Last of Us não deve ter sido fácil, embora a trama do jogo não seja complexa. É que existe um histórico de fracassos nas adaptações de games, em que geralmente alguém fica decepcionado: o telespectador ou os amantes da franquia. Geralmente, os dois. Não é o caso, até agora, da primeira temporada de nove episódios que vão até março.
Os episódios são fiéis ao visual do jogo e, até mesmo diálogos inteiros do game são reproduzidos. Mas o roteiro foi bem construído, e valoriza história e personagens.
Com sua trama em um mundo pós-apocalíptico, The Last of Us não é apenas sobre matar zumbis, mas também uma luta pela sobrevivência. E algo "menor", a relação entre um homem destruído pela tragédia e uma garota que só conheceu coisas ruins desde que nasceu.
A trama se passa num mundo dominado por zumbis infectados por um fungo mortal. Lá encontramos Joel (Pedro Pascal, de The Mandalorian), em sua dinâmica com Ellie (Bella Ramsey, de Game of Thrones), que formam o núcleo da série. Joel é um pai que perdeu a filha no início da infecção, e Ellie é uma menina sem ninguém nascida naquele mundo de mortos que andam. Os dois sobreviventes precisam cruzar o país na tentativa de encontrar uma cura, embora pareça que nem todos tenham sido contaminados pelo fungo.
O elenco de coadjuvantes de The Last of Us tem ainda Tess (Anna Torv, protagonista da série Fringe), companheira de Joel, uma contrabandista experiente. Tess é durona e conhece os melhores caminhos para entrar e sair das zonas de quarentena, mantidas pelo exército com mão de ferro, assim como os contratos mais lucrativos.
Marlene (Merle Dandridge) é a líder rebelde dos Vagalumes, uma milícia armada que surge em oposição ao controle militar dentro das zonas de quarentena. Detalhe: a atriz emprestou sua voz para o game original. Tommy (Gabriel Luna, de Agentes da SHIELD), é o irmão de Joel, um ex-Vagalume que desapareceu no mundo. Bill (Nick Offerman) decidiu seguir com sua vida normal na mesma casa de antes da infecção, O problema é que ele é completamente paranoico. Frank (Murray Bartlett) veio direto do jogo, e ganhou mais espaço na série. Temos ainda Riley (Storm Reid), uma amiga da Ellie; e Henry (Lamar Johnson), um sobrevivente que cruza o caminho de Joel e Ellie; e o pequeno Sam (Keivonn Woodard), um garoto que tenta sobreviver à caçada de uma milícia ao lado de seu irmão Henry.
Sobre todos, paira a constante ameaça dos zumbis, cujos cérebros são infectados pelo fungo (que existe de fato, na natureza, mas só ataca insetos). No jogo e na série, eles evoluíram para infectar por dentro o cérebro dos humanos, que viram zumbis apodrecidos em busca de vítimas.
Autor