Terror em alta novamente com Os Estranhos: Capítulo 1

Os filmes de terror, cada vez mais, se tornaram uma espécie de porto seguro para a indústria do cinema. Até a época da pandemia, esse gênero, geralmente, era programado para lançamento em períodos específicos, com o Halloween, nas salas de exibição, Porém, em tempos de streaming e grandes e caros filmes “flopando” na bilheteria, o terror, com seus orçamentos baratos, passou a ser lançado o ano todo, uma vez que o custo-benefício é muito maior.  

O exemplo atual é o longa Os Estranhos: Capítulo 1, que entrou em cartaz no CineX, no Shopping de Catanduva. Pelo título, já dá pra perceber que os produtores acreditam tanto nele que já estão preparando sequências.

Lançado em 2008, o primeiro Os Estranhos usou a fórmula já bem conhecida (de Evil Dead, A Bruxa de Blair e outros) do terror que se passa ou espalha a partir de uma sinistra cabana perdida na floresta. Bem recebido, teve uma sequência que passou despercebido em 2018.

Transformado em franquia, Os Estranhos retorna com o primeiro capítulo de uma trilogia que aqui funciona como prequel – ou seja, conta a origem dos vilões que dão nome ao filme.

Os Estranhos: Capítulo 1 pretende explicar, ou pelo menos tentar, aquilo que, no primeiro longa, não tinha motivação, nem muita explicação muito claras – o que não deixa de ser um risco. O filme segue a premissa original, um casal aterrorizado por assassinos mascarados numa casa no mato.

A história começa quando Maya (Madelaine Petsch) e seu namorado Ryan (Froy Gutierrez) partem para uma nova vida no noroeste da costa do Pacífico. Suas esperanças de um recomeço são despedaçadas quando o carro quebra no meio do nada. Forçados a passar a noite em um Airbnb isolado na floresta, o casal é lançado em um pesadelo sem fim quando três estranhos mascarados começam um jogo mortal de perseguição e terror.

O que começa como uma luta desesperada pela sobrevivência, rapidamente se transforma na jornada de coragem de Maya, enquanto ela enfrenta o horror e descobre a força dentro de si para confrontar seus perseguidores e sobreviver até o amanhecer.

O elenco também conta com a participação de Rachel Shenton como Debbie e Gabriel Basso como Gregory. Outros membros do elenco incluem Ema Horvath, Richard Brake, Ella Bruccoleri, George Young, Janis Ahern, Pedro Leandro, Ryan Brown e Ben Cartwright.

O diretor é o veterano Renny Harlin, que tem n o seu currículo policiais e filmes de terror como Duro de Matar 2 e O Exorcista – O Início. Harlin já está escalado na direção do Capítulo 2 e 3 de Os Estranhos.  

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.