Tecnologia para avançar
O projeto VIDA - Vigilância, Inteligência, Defesa e Ação, lançado esta semana pela Polícia Militar de Catanduva e pelo Poder Judiciário, vem apresentando resultados positivos em diversas comarcas paulistas e, pouco a pouco, se espalhando pelo estado.
O entusiasmo dos discursos de juízes, promotores e do comando da própria PM durante a cerimônia de lançamento, que foi marcada inclusive pela informalidade, demonstra que a ferramenta é bem-vinda e poderá mudar de forma significativa a interação entre o Fórum e os policiais.
É inacreditável, aliás, que tenha demorado tanto para que essa comunicação fosse eletrônica e que os PMs precisassem ter pastas nas viaturas com as informações disponibilizadas sobre réus e sentenciados.
Imagine você, caro leitor, como deve ser prático conferir em um monte de papéis qual a situação de certo indivíduo flagrado, por exemplo, em uma biqueira? Ao que parece, até havia um sistema anterior, consultado por rádio, mas que nem sempre oferecia as informações necessárias.
A promessa é grande, a expectativa e a confiança idem. A tecnologia enfim chegou e que seja para possibilitar avanços, fechar o cerco aos delinquentes e melhorar a segurança da população.
Autor