Talentos da periferia
Continuamos contando histórias de superação e exemplos de vida a cada domingo. O personagem de hoje é Lourival Nogueira de Almeida Neto, 31 anos, nascido e criado em Catanduva, especificamente no bairro Solo Sagrado. Revelação no atletismo, ele já foi campeão brasileiro e vice-campeão sul-americano, depois de se mudar para a ‘cidade grande’ com apenas 15 anos, já que na época Catanduva não oferecia a estrutura necessária para seus treinamentos. Sua trajetória e conquistas podem ser lidas na página 6.
Neste espaço, vamos voltar um pouco no tempo e frisar que sua história começou no CAIC, nas escolinhas esportivas, ainda aos 7 anos. Ele e outros talentos do esporte catanduvense foram descobertos dessa mesma maneira, em projetos sociais que possibilitaram que crianças e adolescentes permanecessem na escola no contraturno escolar, longe dos perigos das ruas e das drogas.
Essa é mais uma comprovação da importância desses programas que deveriam ser mantidos pela administração pública de forma obrigatória e não ocasional ou conforme a boa vontade do governante.
Quando o projeto é criterioso e conduzido de forma séria, abrem-se as portas para jovens de periferia sonharem com uma realidade que até então não poderia ser alcançada. A partir daí surgem os famosos olheiros que eventualmente podem mudar a vida dessas pessoas para sempre.
Se vai dar certo ou não, o futuro que irá mostrar, mas todas as oportunidades foram dadas e o início da vida profissional de Lourival e tantos outros atletas de Catanduva foi assim, provando tal tese, comprovando que é possível. Sem ocultar a realidade, ele mesmo lembrou que, sem o atletismo, não há como saber se ele não teria seguido pra o ‘lado errado’. Felizmente, ele correu disso tudo.
Autor