Superação pessoal

Testar os talentos por meio da execução das obras e pelas realizações das tarefas e trabalhos do dia a dia representa passo fundamental para o desenvolvimento humano. Todavia, nem sempre o período transcorre como gostaríamos que fosse. Os empecilhos aparecem muitas vezes para nos lembrarmos da oração dominical e seu trecho providencial: "que seja feito a Vossa vontade e não a minha".

São nestas lições preciosas da vida, ao se sair da rotina de mais um dia para ser aquele o momento especial de autoconhecimento e autocontrole para que a superação pessoal apareça. Não é por meio de mágica ou de acaso, mas o esforço consciente da maturidade e do peso de ser o exemplo para os demais. É a responsabilidade e o teste do madeiro, pois o exemplo de Jesus Cristo nos deixa a mensagem de esperança e que a vida digna vale a pena. Uma superação não sobre as falhas dos outros, mas de nós mesmos. De nos iluminarmos em nosso interior com entendimento que supera a restrição da matéria, ou a frieza do ego. É a transposição de uma natureza animal e dominada pelo ego para uma outra superior. Agora baseada não nos medos e instintos, mas no amor maior.

Quem destrava as portas do conhecimento e do amor apresenta condições suficientes para levantar voos superiores. De perceber que acima da planície, há horizontes ainda mais opulentos e ricos. O mundo como uma escola bendita, onde as lições estão postas e que o discípulo vence sobre suas sombras pessoais e más inclinações.

Agradecer, então, pelas provas é atitude para a superação e vitória final.

 

Paulo Hayashi Jr

Doutor em Administração, professor e pesquisador da Unicamp.

Autor

Colaboradores
Artigos de colaboradores e leitores de O Regional.