Star Wars: Obi-Wan Kenobi, a série
Star Wars, em 1977, na época conhecido aqui como “Guerra nas Estrelas”, marcou a ascensão da chamada “cultura geek”, a tal ponto que a data de estreia do longa nos EUA, 25 de maio, se tornou o “Dia da Toalha”, ou do “Orgulho Nerd”, marcando a nova era dominada pelos amantes da tecnologia e scifi.
O primeiro Star Wars apresentava um Obi-Wan Kenobi velho e cansado (Alex Guiness), que se tornava o treinador do jovem Luke Skywalker (Mark Hammill) como Jedi, para enfrentar o símbolo do mal e do Império, Darth Vader, seu antigo aprendiz. No final, um duelo de sabres de luz entre ambos, não acontece, com o velho Kenobi se juntando à Força. No entanto, em Obi-Wan Kenobi, a série em seis episódios lançada pelo canal Disney+, mostra que os dois se enfrentaram sim, em combate, bem antes dos acontecimentos do filme de 1977.
No final de Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005), Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) está, como os demais Jedi, derrotado e caçado pelas tropas fiéis ao Imperador. A sequência de filmes acontecia antes de Star Wars: Uma Nova Esperança, e a recepção da nova trilogia de George Lucas foi bem sucedida, embora não sem controvérsias. Vemos o nascimento de Anakin Skywalker (Hayden Christensen) como Darth Vader. Derrotado pelo seu antigo mestre, ele tem o corpo destruído e queimado, mas é salvo numa armadura negra pelo imperador.
Um dos últimos Jedi, Obi-Wan se esconde em Tatooine, o planeta desértico, onde fora adotado por um casal de camponeses, o pequeno Luke Skywalker; sua irmã gêmea, a princesa Leia, fora criada pela família Organa, no planeta Alderaan – posteriormente destruído pela devastadora arma secreta do Império, a Estrela da Morte.
Obi-Wan é obrigado a sair de seu exílio, quando Leia (Vivien Lyra Blair), uma pequena e rebelde princesinha, é raptada pelos Inquisidores, os perversos seguidores de Darth Vader. O objetivo do braço direito do imperador é que o último Jedi se revele e seja destruído como vingança pelo que fez a ele.
A Disney tem lançado várias séries de Star Wars, enquanto novos filmes são planejados: The Mandalorian e O Livro de Boba Fett são westerns espaciais, buscando as raízes da trilogia clássica. Em Obi-Wan Kenobi, o astro é Ewan McGregor, que se sente triste e fracassado por ter falhado com Anakin. Entre os Inquisidores, há uma disputa de privilégios e poder junto de Lord Vader, se destacando a Terceira Inquisidora, Reva Sevander (Moses Ingram) com um passado que envolve tragédia, dor e culpa. Ela tem um segredo, mas já é uma das grades vilãs de Star Wars. Outros personagens, imperiais e rebeldes passam pelos seis episódios da primeira temporada, entre tiroteios e duelos de sabres e naves espaciais.
A série também resgata a ótima trilha original de John Williams, que depois de duas décadas, voltou a compor para Star Wars.
Autor